Notícias

TSE autoriza averiguação de programas e arquivos eletrônicos usados nas eleições

logo-600x400O plenário do Tribunal Superior Eleitoral autorizou ao PSDB a averiguação de dados e o acesso a programas e arquivos eletrônicos usados no processo eleitoral. O partido recorreu ao TSE após inúmeras suspeitas de  fraude terem se espalhado pelas redes sociais. Relator do pedido, o presidente do tribunal, ministro Dias Toffoli, votou pela disponibilização das informações e a aprovação foi unânime.

O deputado Carlos Sampaio (SP) classificou a decisão como fundamental para extinguir dúvidas sobre a segurança das urnas eletrônicas. “Apesar da maldade infundada de petistas, que afirmavam que estávamos questionando o resultado eleitoral, e em que pese o Procurador Geral da República ter dito que essa auditoria não tinha amparo legal, o certo é que a Corte acolheu nosso pedido e, com isso, a vitória foi da democracia”, comemorou.

No último dia 26 de outubro, enquanto era esperado o resultado do segundo turno, começaram a surgir denúncias de fatos ocorridos durante a votação. Dias depois, o partido divulgou, em nota oficial, ter absoluta confiança no trabalho realizado pelo TSE e pelos mesários. A intenção era tranquilizar os eleitores quanto a não intervenção de terceiros nos sistemas informatizados. “Este pedido objetiva, acima de tudo, manter a confiança dos cidadãos brasileiros em suas instituições e na nossa democracia, pois é este o elemento indispensável para que a legitimidade dos poderes constituídos seja preservada”, informa a nota.

Em plenário, o deputado Domingos Sávio (MG) alerta que a medida ajuda a preservar a credibilidade de um sistema essencial para a democracia. “O que foi colocado pelo PSDB, de forma apropriada, com responsabilidade, sem desrespeitar a instituição Judiciário, foi que não se pode ignorar centenas de denúncias formuladas e documentadas nas devidas instâncias eleitorais, nas mesas eleitorais, registradas em boletins e atas, que são obviamente parte do processo eleitoral”, completou.

Ao final da análise do pedido, Dias Toffoli destacou que seu voto pretende espantar dúvidas sobre o processo eleitoral e homenagear o Congresso Nacional, que estabeleceu em lei os procedimentos de auditoria.

Do PSDB na Câmara