Notícias

Prefeitos tucanos afirmam que PSDB e Aécio Neves estão no caminho certo

Foto: Orlando Brito/PSDB
Foto: Orlando Brito/PSDB

Foto: Orlando Brito/PSDB

Brasília – O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, e o de Belém, Zenaldo Coutinho, ambos do PSDB, elogiaram nesta quarta-feira (5) a capacidade de agregação do presidente do partido, senador Aécio Neves, e afirmaram que os líderes da oposição ao governo Dilma Rousseff estão no caminho certo na luta pela democracia e pelo aprimoramento da gestão pública no Brasil.

Arthur Virgilio e Zenaldo Coutinho participaram, ao lado de lideranças tucanas e de outros partidos, de reunião da Nova Oposição que o PSDB promoveu na manhã desta quarta no Congresso Nacional. A atividade lotou o auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados.

Para Arthur Virgilio, Aécio Neves é hoje detentor de ‘dois mandatos’: um de senador, concedido pelo povo de Minas Gerais nas eleições de 2010, e outro de líder político após receber mais de 51 milhões de votos na disputa presidencial.

“Aécio percorrerá o Brasil e, no prazo de um ano, as mentiras que o PT colocou sobre ele vão ruir. Ele estará engajado nas eleições municipais [de 2016] e apresentará ao povo suas propostas. Fico impressionado com a capacidade de agregar que tem o Aécio”, destacou.

O prefeito de Manaus destacou ainda que as eleições presidenciais trouxeram um efeito “fascinante”: “O candidato derrotado é celebrado todos os dias nas ruas e a vitoriosa precisa se enclausurar em seu mausoléu”.

O prefeito de Belém registrou que a consolidação da democracia está entre as responsabilidades de Aécio Neves como líder da oposição brasileira. Para Zenaldo, a rejeição que Aécio demonstra a ideias autoritárias deixa claro que o senador está em sintonia com a população.

“Precisamos defender grandes causas, contrapor-nos às ações do governo e, sobretudo, consolidar o processo democrático brasileiro”, disse.

Economia

Os prefeitos falaram também sobre a condução da economia por parte do governo Dilma Rousseff. Para Zenaldo, uma das principais falhas da gestão petista está na excessiva concentração de recursos nas mãos da união, o que prejudica a administração de estados e municípios. “Padecemos com a falta de recursos. O federalismo praticado pelo PT sacrifica o município, que é onde as coisas acontecem”, afirmou.

Segundo Arthur Virgilio, a atuação de Dilma no setor traz descrédito ao país. Para o prefeito de Manaus, a petista deveria agir de forma mais clara e evitar que o Brasil passe por um cenário de somatória entre alta da inflação e baixo crescimento, como o que se viu nos últimos anos.

O tucano lembrou também das denúncias de corrupção que pairam sobre o governo federal: “Quando o PT defende financiamento público de campanhas, está fazendo um discurso coerente com sua hipocrisia. Afinal, eles já usam dinheiro público para isso, como se viu no caso ‘Petrolão’”.