Notícias

Mãe de trigêmeos ganha o direito de prorrogar a licença maternidade que Aécio queria tornar lei

Brasília (DF) – Casal de Jataí(GO) consegue na Justiça o que Aécio Neves (PSDB/MG) queria garantir como direito para todas as mães de filhos prematuros ou nascidos com necessidade de receber cuidados especiais em internação hospitalar. Veja a matéria, publicada na edição desta quarta-feira (29) no site G1:

Mãe de trigêmeos, a contadora Lilian Zanete ganhou na Justiça o direito de estender o período de licença maternidade de 120 para 180 dias. Moradores de Jataí no sudoeste goiano, ela e o marido, o agricultor André Leonardo Scatambulo, resolveram mover a ação para poder dar a devida atenção aos bebês Arthur, Enzo e Gabriele, que nasceram prematuros. Agora eles estão com seis meses, mas ainda exigem cuidados especiais.

As crianças são fruto de uma inseminação artificial e nasceram no sétimo mês de gestação, em abril passado. De acordo com as leis trabalhistas, a licença maternidade de quatro meses é contada a partir do parto. Sendo assim, a mãe teria que ter voltado ao trabalho em setembro. Porém, ela entrou na Justiça pedindo que fosse contado o prazo somente depois que os bebês completaram dois meses, como se a gestação tivesse sido de nove meses.

“Cento e vinte dias é muito pouco, porque 120 dias de vida deles, se fosse fazer como os médicos consideram a idade corrigida, eles teriam apenas dois meses quando acabou a licença”, explicou Lilian, que trabalha em uma empresa privada. Com a sentença favorável, ela conseguiu ampliar a licença por mais dois meses.

Para continuar a ler a matéria no G1 clique aqui