Aécio recebe manifesto de apoio de ex-simpatizantes do PT

O candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, recebeu mais uma carta de apoio. Desta vez, o manifesto é assinado por intelectuais e profissionais liberais, segundo reportagem da Veja Online. No texto com dez tópicos, vários dos signatários afirmam que, no passado, votaram no PT, mas agora mudaram de posição e apóiam Aécio Neves em defesa do pluralismo democrático.

O manifesto é intitulado “Esquerda Democrática com Aécio Neves”. Quando foi lançada, no dia 16, contava com 243 assinaturas. Quatro dias depois, já tem 773 signatários.  A carta é assinada, entre outros, pelo ator Marcos Palmeira, Zelito Viana e Wladimir Carvalho, ambos cineastas, a produtora cultural Helena Severo, o economista José Eli da Veiga e o cientista político José Álvaro Moises, ambos da USP, o ministro aposentado do STF Eros Grau, o ex-presidente do IBGE Sergio Besserman Vianna e o cientista político Luiz Eduardo Soares, que foi secretário de Segurança Pública no governo Luiz Inácio Lula da Silva.

“Sempre respeitamos o PT em cujos candidatos muitos de nós já votaram. Pensamos que o rico pluralismo da esquerda deve se combinar com a recusa a qualquer posicionamento inflexível, submisso a princípios abstratos ou comandos partidários. Não aceitamos que nenhum partido atue como se fosse o único representante coerente da esquerda ou da democracia”, diz o documento.

Avanços
Para os signatários do manifesto, Aécio é o nome capaz de avançar nas políticas sociais. “Temos de avançar para um novo patamar de modernização e superar o padrão de liberalismo que presidiu àquela consolidação. Não dá para aceitar que os setores mais pobres da população sejam abandonados à própria sorte ou transformados em consumidores, em vez de cidadãos”, afirma o texto.

Na carta, os intelectuais e profissionais liberais afirmam estar decepcionados com o PT. Eles se queixam da forma como o Partido dos Trabalhadores tratou a candidata à Presidência pelo PSB, Marina Silva, hoje aliada de Aécio.

“A campanha petista no primeiro turno valeu-se de táticas e subterfúgios que desonram o bom debate. Caluniou, difamou e agrediu moralmente a candidatura de Marina Silva, sob o pretexto de que seria preciso fazer um ‘aguerrido’ confronto político. Atropelou regras procedimentais e parâmetros éticos preciosos para a esquerda e a democracia”, diz o texto.

Para ler o manifesto na íntegra, acesse o site http://esquerdademocratica.com.br/.