Senador promete que será o melhor presidente para o Nordeste

Foto: Igo Estrela/PSDB

No primeiro comício do segundo turno das eleições presidenciais, na tarde deste sábado (11/10), em Sirinhaém (PE), o candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, afirmou que, no futuro, quer ser lembrado como o melhor presidente para o Nordeste do Brasil.

“É claro que, se vencer as eleições, serei o presidente dos brasileiros, mas serei lembrado especialmente por ter sido o melhor presidente para o Nordeste brasileiro. É o Nordeste que precisa da ação e da mão forte do Estado.”

Ao lado de Pedro Campos, filho do ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos, morto em acidente de avião em 13 de agosto último, e dos principais líderes do PSB no Estado, Aécio Neves reuniu cerca de 5.000 pessoas no comício de Sirinhaém, cidade que deu à candidata Marina Silva a mais expressiva votação de todo o país, com 74% dos votos, e que agora adere à campanha do tucano.

Esperança viva

O candidato fez uma homenagem a Eduardo Campos, de quem era amigo. “Pude perceber que o sonho, a esperança que Eduardo Campos trouxe pra sua gente continua viva na alma, no coração de todos os pernambucanos.”

Ao final, repetiu a frase dita por Campos na entrevista ao Jornal Nacional na véspera de sua morte. “É daqui que digo aos pernambucanos, aos nordestinos em especial, mas digo a todos os brasileiros, ao seu lado, Pedro, acredite, confie, vou me eleger presidente porque não vou desistir do Brasil.”

Aécio afirmou que a experiência exitosa como governador de Minas Gerais o credencia à missão de governar o país com o olhar voltado para a região Nordeste. “Venho de um Estado, Minas Gerais, que tem para orgulho nosso o Nordeste encrustado no seu território. Quando terminei meu último ano de mandato, meu oitavo ano, tínhamos investido nessa região três vezes mais por cidadão do que nas regiões mais ricas do meu Estado – e é isso que continuaremos a fazer no Brasil.”

Integração nacional

Aécio criticou os que tentam dividir o Brasil entre “nós e eles” e disse que será o presidente da integração nacional. “Não é justo o que aqueles que querem a todo custo se manter no poder tentam fazer com os brasileiros, dividindo o Brasil entre nós e eles, dividindo as nossas regiões, criando inimizades entre os brasileiros. Não! Eu quero ser o presidente da integração nacional, da diminuição das diferenças e da aproximação dos brasileiros em torno de um só projeto de desenvolvimento.”

Aécio Neves assumiu o compromisso de reduzir “as imensas e vergonhosas desigualdades” existentes no país. Para isso, disse que irá tratar os desiguais de forma desigual. “Isso significa mais investimento no Nordeste, mais oportunidade de geração de renda, mais trabalho e mais desenvolvimento.”

Programas sociais

Reafirmando o discurso pela mudança do Brasil, o candidato a presidente do Brasil reiterou o compromisso com programas sociais, como o Bolsa Família. “Eu vim para mudar o Brasil. Não aguentamos e não aceitamos mais tanto descompromisso com a ética e tanto desinteresse em fazer as coisas melhorarem no Brasil. Serei, estejam certos disso, o governador que vai não apenas manter os programas sociais, como ampliá-los em benefício daqueles que mais precisam.”

Aécio destacou que programas de transferência de renda, como o Bolsa Família, “não são uma benevolência, um favor de um partido político; são um direito da população brasileira”. Acrescentou que irá não apenas manter como melhorar o programa, porque fará o Brasil voltar a crescer e gerar empregos. “Crescendo, teremos possibilidades de aumentar o reajuste, de aumentar o emprego e de dar uma vida mais digna a tantas e tantos brasileiros.”

Campanha com a verdade

Aécio Neves citou afirmação do prefeito de Recife, Geraldo Julio, de que a campanha dele está assustando a presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff. “Basta ver quando a presidente aparece na televisão. A expressão dela é de desespero. Aí vêm as calúnias, as ofensas, as mesmas que sofreram Marina e Eduardo.”

O candidato disse que retrucará cada mentira com uma proposta concreta. “Não tenham dúvidas de que, a cada ataque, a cada mentira, a cada calúnia, eu reponderei com a minha verdade e com uma nova proposta para melhorar a vida dos brasileiros.”

Zona da Mata

Aécio também assumiu o compromisso de reerguer o setor sucroalcooleiro. Sirinhaém está localizada na Zona da Mata e tem no cultivo da cana de açúcar a sua principal atividade econômica.

“O governo do PT desorganizou o setor sucroalcooleiro brasileiro. Um dos meus primeiros compromissos será reerguê-lo para que os empregos voltem a ser gerados, as usinas voltem a moer e o povo trabalhador volte a ter sua renda garantida e sua dignidade preservada”, afirmou, arrancando aplausos.

Comício

Em clima de festa, 5.000 pessoas recepcionaram o candidato, que andou em carro aberto por cerca de 200 metros até o palco montado para o comício. No trajeto, inúmeras pessoas saíram às ruas vestidas de amarelo para cumprimentá-lo; outras aglomeraram-se em varandas, escadas e janelas para acenar para ele.

Antes dele, falaram líderes locais como o prefeito de Sirinhaém, France Hacker; o prefeito de Recife, Geraldo Julio; o senador eleito Fernando Bezerra Coelho; o governador João Lyra e o governador eleito, Paulo Câmara. Todos defenderam o nome de Aécio e o projeto de mudança na condução política do país.

O comício atraiu eleitores de toda a região da Zona da Mata, como a comerciante aposentada Thereza Marinho Cidrim, 75 anos, filiada ao PSB e ex-vereadora, que mora em Barreiros, município vizinho a Sirinhaém. “Precisa mudar muita coisa na educação. Precisa também pensar nos idosos, que reclamam muito que ninguém dá valor a eles.”

Também estava presente Raffiê Delon, presidente da Juventude do PSDB-PE, que mora em Caruaru e continua confiante na vitória de Aécio. “A gente acreditou desde o início”, afirmou.