Pesquisas mostram redução na diferença entre Aécio e Marina

Foto: Marcos Fernandes/PSDB

Pesquisas divulgadas na terça-feira (23/09) mostraram crescimento do candidato à Presidência da República pela Coligação Muda Brasil, Aécio Neves, e queda na distância para a adversária do PSB, Marina Silva, fortalecendo o cenário de que ele disputará o segundo turno da eleição.

Pesquisa elaborada pelo Instituto Vox Populi indicou que a diferença entre Aécio e Marina está em apenas 5 pontos percentuais, o que considerando a margem de erro significa uma situação próxima do empate técnico entre os dois candidatos.

Aécio aparece com 17%, crescimento de 2 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior feito em 15 de setembro. Marina tem 22% – registrando queda de 5 pontos percentuais.

A curva do Vox Populi mostra que Aécio está em ascensão, enquanto Marina vem perdendo fôlego, tornando cada vez mais real a possibilidade de o candidato da Coligação Muda Brasil disputar o segundo turno.

A pesquisa do Vox foi feita com base em 2.000 entrevistas, entre 20 e 21 de setembro, em 147 cidades do país. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

Onda da Razão

Aécio demonstrou otimismo com a reta final da campanha graças ao crescimento das intenções de voto em seu nome e está extremamente confiante de que disputará o segundo turno das eleições como o candidato com as melhores propostas de uma mudança segura para o Brasil.

O levantamento, feito pelo Ibope, mostrou Aécio com 19%, 10 pontos distante de Marina. Essa diferença na pesquisa de 16 de setembro era de 11%. O Ibope ouviu 3.010 eleitores de 296 municípios entre os dias 20 e 22 de setembro. A margem de erro do levantamento é de dois pontos porcentuais.

Na pesquisa MDA/CNT Aécio subiu de 14,7% para 17,6%, enquanto Marina caiu de 33,5%, para 27,4% na comparação para a sondagem divulgada do dia 9 de setembro. Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios entre 20 e 21 de setembro. A margem de erro é de 2,2 pontos.

As pesquisas reforçam o movimento virtuoso da Coligação Muda Brasil resultado da “Onda da Razão”, na qual eleitores avaliam que Aécio é quem representa a mudança com segurança, experiência e competência, enquanto rejeitam o fracasso do governo do PT e a candidatura de improviso de Marina Silva, que muda de posição a toda hora, não diz com quem vai governar e que militou também no PT por mais de 20 anos.

*Rede45