Notícias

Prefeitura do PSDB faz intercâmbio com os EUA em políticas de combate à violência contra a mulher

intercambiojaboatao-300x225Recife (PE) – Em intercâmbio promovido pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, enviou aos Estados Unidos a secretária da Mulher, Ana Selma dos Santos, e a coordenadora do Centro de Referência da Mulher Maristela Just, Cristiana Medeiros, para participarem do Programa de Liderança para Visitantes Internacionais (International Visitor Leadership Program).

Apenas 11 mulheres de todo o Brasil participam do encontro, que começou no domingo (3), e que reúne juízas, promotoras, delegadas e gestoras da área de violência contra a mulher.

Na abertura, o grupo foi recebido pela diretora do Departamento de Educação e Cultura Norte-Americana, Augusta Babson.

Na sequência, Akran Elias, consultor em assuntos internacionais, fez uma palestra sobre Federalismo Americano.

Na American Bar Association (ABA), uma instituição que se assemelha à Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), foi discutida a Legislação Americana para enfrentamento da violência contra a mulher e as formas de atendimento às vítimas.

Na terça-feira (05), os participantes acompanharam a palestra com a especialista em Programas de Violência Familiar do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, Cailin Crocket.

Crocket apresentou como a política de enfrentamento à violência é implementada no país.

“Nos Estados Unidos, o enfretamento à violência é com foco na família, e não somente na mulher. Entendendo que, deste modo, qualquer pessoa pode ser vítima de violência com base no seu gênero. Esse, sem dúvida, é o grande paradoxo que encontramos, uma vez que no Brasil a política pública é focada na vítima, do gênero feminino, considerando a força que a sociedade patriarcal e machista exerce sobre a mesma, e deste modo em constante desvantagem, em relação ao gênero masculino”, constatou Ana Selma, secretária da Mulher de Jaboatão dos Guararapes.

O grupo também foi recebido pela diretoria do Departamento de Justiça dos EUA para assuntos relacionados à violência familiar.

“O principal objetivo desse departamento é o de tentar mudar o ponto de vista da sociedade sobre os crimes de violência familiar. Para isso, ela relatou que há várias políticas de subvenção, no intuito de que haja uma efetiva resposta, para os casos de violência doméstica. Com o diretor da Corte Superior do Distrito de Colúmbia, tivemos uma explanação sobre como os casos de violência contra a família são julgados e como estão estruturados os serviços de retaguarda”, relatou a secretária Ana Selma.

De Washington, o grupo seguiu para Chicago.

A prefeitura de Jaboatão dos Guararapes é governada pelo prefeito Elias Gomes (PSDB-PE).

*Da assessoria de comunicação do PSDB-PE