“Mais uma perda na política brasileira”, por Dell Santos

Dell-Santos.jpgA morte de Eduardo Campos foi uma tragédia terrível que deixou a todos nós, brasileiros, em estado de perplexidade, incredulidade e até mesmo num certo grau de letargia. Tenhamos ou não os mesmos propósitos, as mesmas propostas políticas, econômicas, sociais, é inegável que um acidente que ceifa a vida de uma pessoa no ápice de suas atividades intelectuais, de uma pessoa jovem, imbuída de ideais e em pleno “turbilhão” mental e físico em que se encontra um candidato, é inaceitável para quem tenha um mínimo de escrúpulos, para quem tenha um mínimo de sentimento. Tal fato toma proporções ainda maiores quando se trata de uma candidatura à presidência da república, em especial num país das proporções do Brasil.

A despeito do quem têm feito muitas pessoas nos últimos dias, que procuram apenas especular sobre o impacto que sua morte gerará no processo eleitoral, nós buscamos, antes de tudo, nos solidarizar com a dor sentida, principalmente pelos membros de sua família, uma família que nos rendeu nada mais nada menos do que Miguel Arraes, um dos políticos mais importantes no nosso processo de redemocratização, além do grande cineasta Guel Arraes e outros. Campos é literalmente pranteado pelo povo pernambucano. Nós também estamos em pranto, solidarizando-nos com a dor de seu povo, de sua viúva, de seus cinco filhos, de sua mãe.

E o pensamento sobre os impactos eleitorais fica para depois, conforme essa surpresa for sendo amainada ao longo dos quase dois meses de trajetória eleitoral.

É inadmissível que um país como o Brasil, que clama por mudanças estruturais e por novos quadros políticos, perca um político jovem, experiente e íntegro como era Eduardo Campos, e que, além do mais, tinha ainda toda uma larga trajetória em seu futuro como político. É realmente uma violência o que aconteceu, mesmo não sendo uma violência provocada intencionalmente. Uma fatalidade cruel que se verteu em violência contra o povo brasileiro nesse contexto eleitoral.

E tal violência não será apagada, mas aos poucos voltaremos ao debate dos assuntos caros ao povo brasileiro nesse momento eleitoral. Vamos em frente, e tentemos sempre oferecer ao povo novos nomes, com a integridade e a competência que o povo requer no momento. Com foco e determinação venceremos essa eleição. E sem nunca perder o respeito, mesmo por nossos adversários.

*Dell Santos é coordenadora de eventos do Secretariado Municipal de Mulheres PSDB-SP e diretora de Eventos Estadual do Tucanafro PSDB-SP.