Notícias

PSDB MULHER DOBRA NÚMERO MULHERES NAS ELEIÇÕES

Thelma de Oliveira e Solange JuremaA participação de mulheres do PSDB Mulher nas eleições de 2014 dobrou em relação ao ano de 2010. A afirmação é da presidente nacional do PSDB Mulher, Solange Jurema, que destaca um avanço de 102%. Para Solange Jurema, a evolução da participação da mulher na política é fruto de mobilizações que o partido vem realizado durante os últimos quatro anos.

Segundo Solange Jurema, o PSDB disputará as eleições com uma candidata a vice-governadora, uma ao Senado, 93 a deputada federal e 226 candidatas a deputada estadual e distrital. “É um avanço de 102% por cento em relação à eleição de 2010, resultado de nossa intensa mobilização no âmbito do PSDB-Mulher. Nos últimos quatro anos realizamos diversos encontros, seminários e congressos municipais, estaduais, regionais e federal para discutirmos a realidade da mulher na vida social, política e econômica do país”.

Com aumento do número de mulheres nas eleições desse ano, o partido cumpre a determinação legal de ter pelo menos 30% do total de candidatas. A presidente do PSDB Mulher ainda destaca a importância da participação das mulheres no cenário político.

“A importância está no fato de que a cada eleição, seja municipal ou estadual e federal, aumenta o número de candidatas mulheres participando e se elegendo prefeita, governadora, vereadora, deputada estadual, distrital e federal.Com isso, aumentamos nossa participação e presença no executivo e no legislativo, trazendo para a política e as esferas de decisão um novo olhar, um olhar feminino”, afirma.

A presidente do PSDB Mulher ainda acrescenta: “As mulheres são a maioria da população e do eleitorado, no entanto são minoritárias em todas as instâncias de poder no Brasil, seja no Congresso Nacional ou numa Câmara de Vereadores do interior brasileiro. Elegendo mais mulheres estaremos tornando mais real a nossa representação nas esferas de poder. Se somos a maioria da população, devemos ter, se não a maioria, pelo menos uma parcela maior do que a média de hoje, que é bem abaixo, na ordem dos 15% do total de representantes nos parlamentos brasileiros”.

Para a candidata a deputada federal Grace Franco, apesar da evolução da participação da mulher no processo eleitoral, é preciso trabalhar para que mais mulheres possam participar das disputas eleitorais. “Precisamos alavancar esses números e mostrar que, nós mulheres, precisamos sim atuar na política de igual para igual com os homens. Precisamos ter mais representantes nos cargos de governadora, senadora, deputada federal e estadual, prefeita e vereadora para que possam ser desenvolvidos projetos que colaborem mais ainda para fortalecer o papel da mulher na sociedade”, ressalta Grace Franco.

*Publicado originalmente na edição desta sexta-feira (15) do faxaju.com.br