Cresce o número de mulheres nas eleições deste ano

Candidatas do PSDB em todo o Brasil em curso em Brasília, na pré-campanha

As Eleições de 2014 trazem um número animador para o trabalho dos partidos que incentivam a presença das mulheres em sua representatividade. Nesta terça (22/07) o Tribunal Superior Eleitoral – TSE – anunciou 46,5% a mais de mulheres que disputarão cargos eletivos nas Eleições Gerais, em relação a 2010.

No universo de quase 25 mil candidatos em todo o Brasil, segundo registrou o TSE até o início da tarde de ontem, 7.407 eram do sexo feminino, 29,73% do total de candidatos em 2014. Na Eleição de 2010, foram 5.056 candidatas (22,43%).

Em São Paulo, 22 candidatas foram registradas pelo PSDB. O Secretariado de Mulheres do partido investe há dois anos na preparação das lideranças femininas com o objetivo de qualificar essa representatividade. “Realizamos cursos em São Paulo e em Brasília, com a Fundação Konrad Adenauer e acredito que, sobretudo os específicos para candidatas nos deram neste pleito um salto grande em termos de preparo das nossas candidatas”, avalia a presidente do PSDB Mulher SP, Almira Garms.

Segundo o TSE, as candidaturas para deputado federal e estadual tiveram o maior número de mulheres, somaram 7.237, o que representa 2.404 a mais do que em 2010. Nas eleições deste ano, 2.057 mulheres (30,45%) concorrerão nas vagas abertas ao cargo de deputado federal. Nos estados, há 4.880 candidaturas femininas (30,04%) para as vagas nas assembleias legislativas.

O crescimento é de quase 50% de candidaturas femininas em 2014, na comparação com as Eleições Gerais de 2010. Para o cargo de deputado distrital, serão 300 mulheres na disputa em 2014 (29,91%). Em 2010, 224 mulheres concorreram ao cargo (25,33%). Para o Senado Federal, a renovação será de um terço das 81 cadeiras. Em 2010, foram dois terços.

Apesar de o número total de candidaturas naquele ano ter sido maior, com 272 contra os 181 registrados em 2014, o número de mulheres se manteve: em 2010, foram 36 candidatas e, neste ano, 35 mulheres concorrem. O mesmo acontece com a disputa para o cargo de governador. As mulheres representaram, em 2010, 10% dos candidatos. Em 2014, serão 17 candidatas aos governos estaduais, 43 a vice.

Para o cargo de presidente da República, houve 11 registros apresentados à Justiça Eleitoral, dois são de mulheres (18,18%). Já para a vice-presidente, há quatro mulheres (36,36%). Em 2010, o número total de concorrentes ao cargo máximo do Executivo era de  nove candidatos, sendo duas mulheres. Na disputa pela Vice-Presidência, apenas uma mulher disputou naquele pleito.

*Site do PSDB-Mulher SP