Notícias

#MaisMulherNaPolítica Entrevista: Marylin Tatton

Marylin-001-2A psicóloga Marylin Tatton é diretora Executiva da Associação Parceria Contra Drogas (APCD), entidade sem fins lucrativos na qual realiza palestras educativas para o enfrentamento do uso de drogas. Falando em escolas, empresas ou na comunidade, ela acredita que pode, pela política, transformar essa realidade. No trabalho que realiza atua com a captação de recursos para a campanha Parceira Contra as Drogas, Marylin identificou caminhos e também as dificuldades que precisam ser vencidas. Foi uma das fundadoras do CODA – Codependentes Anônimos e é membro do Conselho Estadual de Drogas (Coned) de São Paulo. Também escreveu durante um ano para o jornal Empresas & Negócios sobre dependência química e se considera uma “mulher batalhadora, guerreira”. Da história com o PSDB, guarda referências do trabalho de Mario Covas e do governador Geraldo Alckmin. Para ela, as mulheres precisam ainda de mais apoio dos partidos, sobretudo no que diz respeito ao financiamento das campanhas.

PSDBMulherSP – O que representa para você essa oportunidade de ser candidata?

Marilyn – Fazer diferente, porque sinto que faltam mulheres atuantes, especialmente atuando com as pessoas que sofrem com dependência química, com a violência doméstica e que tenham experiência em atendimento nos hospitais públicos.

 

PSDBMulherSP –  O que a fez querer participar da política?

Marylin – A  Amizade com o Ulisses Guimarães, Franco Montoro, Mario Covas, Fernando Henrique Cardoso e a vontade de ajudar as pessoas, sem esperar nada em troca.

 

PSDBMulherSP– Por que escolheu o PSDB?

Porque eu participei da criação do PSDB.

 

PSDBMulherSP –  Que tipo de apoio recebe do partido e como o avalia?

Marylin – Recebo apoio Jurídico, mas não o apoio financeiro, que seria importante, embora saiba captar recursos financeiros. Trabalhei muitos anos com isso, sei como fazer, mas é preciso que também receba para minha campanha.

 

PSDBMulherSP –  Por que a presença da mulher na política é importante?

Marylin  – A presença da mulher é tão importante  que existe a cota destinada a nós.  Deveria também existir um percentual feminino na Assembleia Legislativa, creio.

Nós mulheres somos determinadas, fazemos várias coisas ao mesmo tempo, com amor, dedicação, carinho e afeto.

 

PSDBMulherSP- Sua causa significa o que nessa escolha por atuar pela política?

Marylin  – Vou ser deputada Estadual, para que aconteça a mudança, meu gabinete será a porta de entrada de pessoas que precisam de ajuda, levarei a mensagem delas não só nos discursos, mas colocando na pauta das mudanças que temos que fazer. Impossível São Paulo permanecer com índices de mortalidade por drogas e não existir em nenhum atestado de óbito a causa mortis por drogas.Criamos o aborto legal em dois hospitais públicos, mas poucas mulheres sabem deste direito delas. Fui a 1ª Psicóloga a trabalhar em uma Delegacia de Defesa da Mulher, fui a perita do Caso da Escola Infantil Base.

Hoje não existem psicólogas trabalhando nas delegacias e é uma necessidade, não só nas delegacias, mas na Policia Militar também.

 

PSDBMulherSP- É sua primeira experiência nesse campo? Que visão tinha ou tem da política?

Marylin – Não é a minha primeira experiência, mas a primeira campanha na qual terei o apoio do partido, sou política, tenho o Aloysio Nunes me apoiando, o Floriano Pesaro, homens que reconhecem a importância das mulheres nesse contexto.

A visão que prevalecia, de que as mulheres eram apenas para preencher a cota legal, não deve mais existir. Minha mãe sempre foi participativa na política, está no sangue.

Fazer política é diferente de ser política. Faço política enquanto faço o bem, sou política porque sou aberta, franca e verdadeira.

 

PSDBMulherSP – Para você, o que tornará o Brasil um país melhor para os cidadãos?

Marylin – Uma política justa, honesta, responsável, feita com lealdade e com muito trabalho.