#MaisMulherNaPolítica Entrevista: Márcia Canevari

Márcia CanevarMárcia Sueli Barreto Canevari, jornalista, empresária de comunicação. A origem humilde a fez crescer entre seis irmãs, todas hoje casadas e com filhos. “Meu pai era empregado da Prefeitura Municipal de Andradina e minha mãe funcionária da Delegacia de Ensino Estadual, professora do Mobral. Com sacrifício todas nós  fizemos faculdade e, hoje, todos os meus filhos e sobrinhos também já estão formados ou estudando jornalismo, arquitetura, engenharia, direito, nutrição”, conta. Sua segunda candidatura, agora para valer, é para uma vaga na Assembleia Legislativa de São Paulo. Márcia acreditar que deva provocar uma disputa “acirrada” na região, visto que a jornalista, proprietária de jornal, revista e site é conhecida por sua postura polêmica. “Nesses 31 anos de profissão sempre lutei para ser o que sou. Agora quero entrar para a política para defender os valores da família e combater ainda mais a corrupção”, avisa.

PSDBMulherSP- O que a fez querer participar da política?

Márcia –  A corrupção desmedida e os corruptos. Penso que o povo está cansado de tanta corrupção, é preciso inovar com pessoas e propostas, novos ideais de vida e que estas entrem para a política.

PSDBMulherSP –  Por que escolheu o PSDB?

Márcia – Na verdade sou do PSDB desde quase a sua fundação, em 1989. Acompanhei a trajetória de Fernando Henrique Cardoso, Dona Ruth Cardoso e de José Serra. Depois, minha admiração também foi crescendo por Geraldo Alckmin, pela seriedade e a integridade dele. Isso tudo vem de encontro com o que espero de um homem público e esses valores só encontrei no PSDB. É lógico que admiro políticos de outros partidos, mas o PSDB é um conjunto de pessoas que eu admiro. Creio que, com Aécio Neves e Aloysio Nunes Ferreira, podemos fazer um Brasil melhor.

PSDBMulherSP- Que tipo de apoio recebe do partido e como o avalia?

Márcia –  Na realidade não recebo nenhum apoio, nem mesmo do presidente do meu partido aqui em Andradina. Ainda que todos estejam cientes de que num quadrilátero de 150 quilômetros entre Araçatuba e Três Lagoas-MS e entre Santa Fé do Sul até Dracena, sou a única candidata a deputada Estadual pelo PSDB. Nem candidato a deputado Federal temos aqui. Porém, temos nas imediações prefeitos do PSDB, mas eles estão apoiando candidatos de fora para que, em 2016, possam receber apoio para suas campanhas. Inclusive, os dois vereadores do PSDB de Andradina apoiam outros candidatos. Enfim, estou sozinha, mas vou desenvolver material de campanha, fazer como posso. Confesso que esperava mais apoio. Temos um celeiro de votos em Andradina, são 32 mil eleitores e aqui em todas as eleições o PSDB vence em todas as urnas, ainda assim falta apoio, investimento nas campanhas.

PSDBMulherSP – Acha que a presença da mulher na política é importante? Por que?

Márcia – Completamente importante, pois a mulher é mais sensível aos problemas, como os da saúde, da segurança, da habitação e de qualidade em moradia, em educação. A mulher precisa sair de casa e mostrar a sua força em todos os setores da nossa sociedade.

PSDBMulherSP –  Sua causa significa o que nessa escolha por atuar pela política?

Márcia –  Desenvolvo um trabalho sério no combate à corrupção, pois este tem sido o meu trabalho como jornalista. Já sofri perseguições, ameaças. Por ter um prefeito petista, sofro represálias constantemente. Mas jamais me intimidei ou me deixei abater. Luto incessantemente. Também desenvolvo trabalhos em causas sociais, que é algo que faço com o coração e, quando o faço, me sinto realizada.

PSDBMulherSP- É sua primeira experiência nesse campo? Que visão tinha ou tem da política?

Márcia – Na eleição passada fui candidata a vereadora somente para ajudar o PSDB local, pois estavam faltando mulheres para fechar a nossa coligação. Mas não pude desenvolver minha campanha eleitoral. Resultado: obtive um número ínfimo de votos, ainda que sem sequer plotar meu próprio carro e sem imprimir nenhum folheto ou santinho. Mas agora pretendo desenvolver uma campanha de fato. A política precisa de pessoas sérias e bem-intencionadas.

PSDBMulherSP –  Para você, o que tornará o Brasil um país melhor para os brasileiros.

Márcia –  Hoje vejo meu país completamente destroçado pelos grupos que tomaram conta de praticamente todos os setores. Mas também vejo uma luz no fim do túnel, pois com Aécio Neves e Geraldo Alckmin vamos conseguir recomeçar. Com o tempo, poderemos voltar a crescer, fechando as torneiras da corrupção que estão escancaradas. O que tornará o Brasil um país melhor, com certeza será a mudança no dia 5 de outubro, votando 45 de ponta a ponta.

*Fonte: Site do PSDB-Mulher SP