Confiança em baixa no comércio e na indústria

industriageralBrasília (DF) –  O Índice de Confiança da Indústria (ICI), apurado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV),  recuou 3,9%, para 87,2 pontos, o mais baixo nível desde maio de 2009. O Índice de Confiança dos Empresários do Comércio (Icec), apurado pela Confederação Nacional do Comércio (CNC), por sua vez, recuou 2,3% em junho em relação a maio e, em relação a junho do ano passado, o recuo foi de 12%, o mais intenso já registrado na pesquisa comparada.

O ICI foi divulgado no último dia 30, segundo reportagem do jornal O Estado de S. Paulo.

Na área do comércio e em nível nacional, dos nove itens pesquisados pelo Icec, seis chegaram ao menor nível desde o início da apuração em 2011. Na avaliação das condições correntes, a queda foi de -3,3% e a percepção com relação às condições econômicas atuais caiu -6,8%.

Pelos dados da pesquisa, a situação do momento inspira pouca confiança e o futuro próximo também. Mais de 70% dos empresários do comércio avaliam que as condições econômicas pioraram nos últimos 12 meses. Em razão disso, expectativas e intenções de investimentos também estão em queda.

O quadro é de percepções negativas que se autoalimentam entre os dois setores: o comércio não vê boas perspectivas à frente e reduz suas encomendas à indústria, que, por sua vez, não se sente animada a aumentar a produção e o nível de emprego.