NotíciasOpinião

“Meu convite é para as mulheres”, por Almira Garms

Foto: PSDB Mulher-SP

Quero começar este artigo dizendo o que nos cabe fazer e não qual a nossa importância, mulheres, no contexto social, político. Tampouco prever o espaço ao qual deveremos ascender ainda mais e daqui por diante, em tantas outras áreas. Por que eu faço isso? É pelo motivo mais sincero, o trabalho que realizo por uma vida quase inteira, com outras mulheres atuantes também, para este fim. Temos aqui o momento oportuno, o zeitgheist é nosso, não podemos deixar que ele seja desperdiçado.

Sem medo de faltar com referência a quaisquer outras chances aproveitadas, nem sobre as sementes já  plantadas, o que pretendo é dizer-lhes que muitas destas agora pedem para serem colhidas. Aqui estou, estamos todas e venho pedir que se somem a nós para mais essa missão.
É que outros movimentos são necessários, para que de forma mais assertiva tenhamos esses frutos, que são as condições ideais para que a mulher seja, socialmente e economicamente participativa. Para que possamos, em pé de igualdade, desfrutar dos avanços que conquistamos.
É chegada a hora, agora sim falando sobre a nossa importância no contexto, de fazer valer a representatividade de mais da metade de eleitores desse país. É o que somos, é o poder que temos, é disso, para começar, que temos de lançar mão.
Lembro aqui de conversas em eventos, ou no tempo que temos entre uma viagem e outra para participar de reuniões nacionais, regionais, encontros e cursos de sempre mencionarmos as precursoras desse trabalho, no PSDB. Mulheres que souberam estar lá, na hora que o cenário nos era favorável, para plantar essas sementes. Falo de todas elas, citando a principal militante que tivemos no partido, Dona Ruth Cardoso, que no governo de Fernando Henrique esteve à frente de muitas realizações pelo acesso da mulher a direitos básicos, a espaços de ideias, proposições e até mesmo de tomada de decisões.Nesse período o Brasil ganhou o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, órgão do Ministério da Justiça, hoje com status de Secretaria especializada em políticas para esse segmento.
Nossa presidente Nacional, Solange Jurema, atuando na gestão pública e na política fez recentemente o gesto que marca, mais uma vez, o nosso caminho para chegarmos onde queremos e devemos estar. Ela entregou, no dia 13 de maio, em Brasília, o documento que consolida as propostas das mulheres do  PSDB em todo o Brasil para o plano de governo de Aécio Neves. Ele o teve em mãos, se comprometeu com esse assunto.
O mesmo faremos aqui, ao entregarmos a nossa sugestão ao governador Geraldo Alckmin. E você, minha aliada nessa incansável dedicação em busca do espaço que nos cabe na política, o que pode fazer?
Se me permite sugerir, venha participar da nossa convenção estadual. Estaremos lá de camiseta estampada com as políticas que queremos para nós, para nossas famílias e para todos os cidadãos.Levantaremos as faixas que pedem mais creches, mais trabalho e renda, mais saúde, mais educação, mais segurança, mais condições para empreendermos, mais igualdade para ajudarmos a construir um Estado como acreditamos ser possível.
Nas eleições, vote, faça a sua escolha consciente e embasada em história, em resultados, no que de fato mudou na sua vida e na vida das pessoas ao seu redor. Porque a política é para isso, para melhorar a vida das pessoas. O seu voto consciente é, acima de tudo, o exercício do seu mais valioso direito de participar ativamente e democraticamente da política. Esse é o seu primeiro passo, mulher, para de fato fazer parte, influenciar, decidir, idealizar e transformar.
Até domingo na Convenção Estadual do PSDB, em São Paulo!
*Almira Garms é presidente do PSDB-Mulher SP, como parlamentar foi por duas vezes presidente da Câmara de Vereadores de Paraguaçu Paulista. Graduada pela FUNDAP com especializações em Políticas Públicas para Mulheres, Enfrentamento à Pobreza (PUC), pós-graduada em Gestão Pública na FEMA, e graduada em Teologia. Foi eleita por quatro vezes vereadora, sendo a mais votada em todos esses pleitos.