Para deputados, PSDB completa 26 anos com legado de força e protagonismo

padrao_foto_logo3-130x861Brasília (DF) – Com um vasto legado em benefício do país ao longo de sua história, o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) completa 26 anos de fundação nesta quarta-feira (25). Às vésperas do aniversário da legenda, deputados destacaram o passado de realizações, a força da legenda no presente e as perspectivas positivas para o futuro. Para os tucanos, a legenda continuará sendo protagonista no cenário político nacional e mostrará sua capacidade de promover as mudanças tão cobradas pela população nos rumos do país.

História

Fundado em 1988, ano da promulgação da Constituição, o partido já nasceu grande. Poucos meses após sua fundação, elegeu 18 prefeitos, inclusive de Belo Horizonte. O tempo foi passando e o PSDB foi ganhando mais força. O deputado federal Marco Tebaldi (PSDB-SC) disse que o partido tem uma vasta história de sucesso e de realizações de Norte a Sul. “Podemos ressaltar a questão da estabilidade econômica, os programas sociais, os investimento na educação e o cuidado com a saúde e com a segurança pública”, disse ele acrescentando que esse legado ocorreu durante as gestões de Fernando Henrique Cardoso, que governou o país de 1995 a 2002.

O deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB-PR) também recordou a herança bendita do governo Fernando Henrique Cardoso e avaliou que o partido está sintonizado com as vozes das ruas. “Eu diria que há um equilíbrio entre uma situação de esquerda e de direita, mostrando uma social democracia que privilegia a liberdade econômica, fortalece a iniciativa privada, sem deixar de dar atenção à essencialidade do plano social”, resumiu.

O enfrentamento das desigualdades sociais e a modernização da economia e das instituições são algumas das marcas tucanas à frente do governo federal. Em 2014, o Plano Real completa 20 anos.

Oposição

Ao assumirem o poder, em 2003, os petistas rasgaram o histórico discurso radical e mantiveram as linhas mestras da política econômica que tanto criticavam no passado. Além disso, reuniram programas sociais implementados por FHC sob o nome de Bolsa Família, em mais uma prova de que receberam uma herança bendita. No entanto, não foram capazes de manter o país no rumo do desenvolvimento ao longo do tempo.

Desde 2003, o partido se tornou a principal força de oposição do país, alertando para sucessivos malfeitos das gestões petistas e apontando caminhos para os principais desafios nacionais. A força tucana é comprovada pelos números das urnas: nas últimas eleições, por exemplo, foram oito governadores vitoriosos – inclusive em estados como São Paulo e Minas Gerais. Também foram eleitos mais de 700 prefeitos país afora. No Congresso, o PSDB tem 11 senadores e 44 deputados federais em exercício. Ética, responsabilidade e gestão eficaz são algumas das marcas do partido ao longo de sua história.

Para os tucanos, a agremiação tem as credenciais para se apresentar como capaz de recolocar o país nos trilhos. Os deputados expressaram orgulho de participar da história do PSDB. “Nós temos o que mostrar e vamos fazer muito mais pelo Brasil nos próximos anos”, finalizou Tebaldi.

Do Portal do PSDB na Câmara

*Rede45