Indústria demite 12,5 mil funcionários em maio, diz Fiesp

downloadBrasília (DF) – Em maio, a indústria paulista sofreu corte de 12,5 mil trabalhadores, a maior queda desde 2006. Os dados são da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e foram anunciados no mesmo dia em que o ministro Guido Mantega e a presidente Dilma Rousseff decidiram diminuir o pacote de medidas que estimulam a indústria.

Segundo a reportagem publicada no Estado de S. Paulo nesta terça-feira (24), o pacote de estímulo chegou tardiamente e, por isso, talvez tenha se enfraquecido.

Para o economista e sócio-diretor da Tendências Consultoria, Gustavo Loyola, o “efeito prático das medidas é bem pequeno, ou quase nulo”. Ele afirmou também que algumas das medidas anunciadas foram apenas prorrogações de programas em funcionamento.

A variação percentual mensal do emprego industrial em São Paulo (com ajuste sazonal) tem permanecido negativa praticamente desde julho de 2011. Gráfico publicado pelo jornal mostrou ainda que o quadro agravou-se do final de 2013 até agora.

O economista Flávio Serrano, do Banco de Investimentos Espírito Santo, disse que a medida “não parece algo novo, que venha a produzir impactos importantes na economia”. Segundo ele, “não é isso que vai salvar a indústria”.

*Com informações do jornal O Estado de S. Paulo

**Rede45