Notícias

Mais da metade dos brasileiros não confia na presidente Dilma, diz pesquisa CNI/Ibope

Foto: Antonio Cruz

 

Foto: Antonio Cruz

Foto: Antonio Cruz

Brasília (DF) – O pessimismo dos brasileiros com os rumos tomados pela administração da presidente petista Dilma Rousseff foi confirmado, nesta quinta-feira (19), pelos resultados da pesquisa CNI/Ibope, divulgada nesta manhã. Segundo o levantamento, mais da metade dos entrevistados, 52%, não confia na atual presidente da República. Na última pesquisa, realizada no mês de março, o índice era de 47%. Entre os que confiam, mais uma queda: de 48% para 41%.

Um dos números que subiu foi o de entrevistados que consideram o governo Dilma ruim ou péssimo, de 27% para 33%. Já a rejeição à petista chega a 43%, que declararam que não votariam em Dilma Rousseff para presidente da República de jeito nenhum.

Desaprovação

A desaprovação dos brasileiros a maneira da atual presidente de governar também chegou aos 50%. Dilma foi reprovada pela maioria dos entrevistados em todas as nove áreas avaliadas: saúde, educação, segurança, meio ambiente, desemprego, impostos, inflação, taxa de juros e políticas de combate à fome e a pobreza. No último quesito, carro chefe da propaganda do governo, a reprovação foi de 53%.

Na área da saúde, a avaliação negativa chegou a 78%. Entre os brasileiros preocupados com a educação, o índice foi de 67%. Já quando se trata de segurança pública, 75% dos entrevistados se mostraram preocupados com os rumos do país.

Economia

Os números da CNI/Ibope refletiram ainda o receio dos brasileiros com a retração do setor econômico. Para 71% dos entrevistados, a política monetária da gestão Dilma é ineficaz. 77% desaprovaram a política de impostos, enquanto 70% mostraram-se insatisfeitos com a atuação do governo na área de juros. O medo do desemprego fez ainda com que 57% dos brasileiros avaliassem o atual governo negativamente.

A pesquisa do Ibope foi custeada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 13 e 15 de junho de 2014.

*Rede45