Sem categoria

Cecília Otto: nenhuma história da mulher na política se fez sem luta!

Foto: Facebook de Cecília Otto
Foto: Facebook de Cecília Otto

Foto: Facebook de Cecília Otto

Brasília (DF) – A mãe e avó Cecília Otto entrou na política em 1998 e se apaixonou, apesar de nunca haver pensado em seguir esse caminho. De lá para cá a tucana já está no terceiro mandato de presidente do PSDB Mulher de Manaus. Em luta constante por uma estrutura que garanta apoio às candidatas do partido; cumprimento ao tempo de televisão previsto em lei para as mulheres e apoio financeiro às campanhas femininas, Cecília falou um pouco conosco sobre as dificuldades que enfrenta diariamente para atingir suas metas.

PSDB Mulher Nacional – Como foi o curso de Manaus? Que resultados a senhora espera dele?

Cecília Otto – O evento foi positivo e bastante produtivo. Aberto à população, visamos discutir políticas de mobilização feminina com o objetivo de fortalecer as tucanas para o debate político e uniformizar a linguagem que vamos usar nessa campanha. Também discutimos a cota disponibilizada às mulheres.

PSDB Mulher Nacional – Qual a realidade vivida pela mulher na política amazonense?

Cecília Otto – A nossa região é muito machista. O Norte é assim até por ter uma miscigenação muito grande em sua população. A presença de vereadoras tucanas ainda é pequena, nenhuma em Manaus. Não existe, de forma eficaz, um trabalho específico para mulheres, nem uma Coordenadoria ou Secretaria da Mulher no município de Manaus. Temos uma promessa nesse sentido e estamos lutando para que se torne realidade.

PSDB Mulher Nacional – Como vivem as mulheres em seu estado? Quais suas maiores aspirações?

Cecília Otto – A amazonense ainda se coloca como apoiadora, na política, não se vê como protagonista. No meu estado as legisladoras se ligam mais às ações do Governo e estão muito empenhadas em ações sociais. Minha maior aspiração é eleger uma deputada estadual pelo PSDB.

PSDB Mulher Nacional – Quais são os seus maiores desafios à frente do PSDB Mulher de Manaus?

Cecília Otto – Meu primeiro grande desafio é ser reconhecida como uma liderança feminina, porque a maior luta é enfrentar o machismo partidário. Estou empenhada em organizar um comitê feminino e em negociar a estrutura das campanhas femininas com nosso diretório estadual. Aguardo também a confirmação de apoio do diretório nacional, para que nossas candidatas possam enfrentar a campanha.

PSDB Mulher Nacional – Se pudesse pedir – e conseguir – alguma coisa hoje, o que seria?

Cecília Otto – No momento tudo o que preciso é ter a garantia de apoio financeiro às campanhas femininas, e ajuda de marketing que elabore nossa proposta de trabalho com uma linguagem de gênero de fácil compreensão.

PSDB Mulher Nacional – Algum recado ou orientação para as tucanas que estão pensando em se lançar na política?

Cecília Otto – Tenham coragem, porque nenhuma história da mulher na política se fez sem luta. Se organizem, dentro de sua própria realidade. Organização é essencial, nada se faz sem ela, é assim na vida, porque seria diferente na política? Sejam determinadas, porque nada se vence, sem estar determinada a realizar. Tenham sucesso e sorte, porque quando a mulher se vê como uma vencedora já está em meio caminho andado, tenham sempre pensamento positivo, para atrair sorte em sua caminhada. Mulheres, para mudar, têm que vencer!