Mulheres prontas para a Convenção Nacional do PSDB em SP

Foto: George Gianni/PSDB

Foto: Tânia Ribeiro

A presidente do Secretariado Nacional da Mulher/PSDB-Mulher, Solange Jurema, convocou as tucanas do Brasil inteiro, para que compareçam à Convenção Nacional do PSDB, no próximo sábado (14), em São Paulo.“É importante que nós mulheres, que somos maioria na população brasileira e no eleitorado nacional, compareçamos em peso, para prestigiar Aécio Neves. Estaremos ao lado dele nas próximas eleições porque queremos um Brasil melhor para nossos filhos e netos. Aécio Neves é a mudança e tem o nosso apoio”, disse Solange.

Em São Paulo, onde acontecerá o evento que homologará a candidatura de Aécio Neves à Presidência da República, a presidente Almira Garms mobilizou todas as regionais. “Estamos confiantes, vamos somar nessa caminhada para a vitória porque as mulheres do PSDB estão nessa busca pela participação na política de forma efetiva com muito empenho em preparar-se para atuar no âmbito partidário, nos parlamentos e na gestão pública. Estamos com Aécio!”, afirmou.

Para a vice-presidente do PSDB-Mulher SP, Nancy Ferruzzi Thame, que integra o Secretariado Nacional, Aécio está com as mulheres, tanto que recebeu em Brasília, das mãos da presidente nacional, Solange Jurema, o documento com propostas para seu plano de governo e se comprometeu a considerá-las. “O mesmo acontecerá nos estados, aqui em São Paulo vamos levar as diretrizes de políticas públicas elencadas pelo nosso segmento ao governador Geraldo Alckmin, que já administra nosso estado com programas que são referência nacional, sobretudo na área da saúde”, completou Nancy.

FOTO-1~1

As mulheres  e o PSDB no Brasil

– O PSDB é o segundo partido com maior número de prefeitas eleitas em 2012, com 96 mulheres.

– Minas Gerais, com 71, e São Paulo, com 69, são os dois estados com o maior número de prefeitas eleitas, governados sucessivamente por tucanos.

– A Paraíba é o estado brasileiro com o maior número proporcional de prefeitas eleitas em relação à quantidade de municípios, com cerca de 20% do total.

– O Acre não elegeu nenhuma prefeita, de qualquer partido.

– Apenas uma capital, Boa Vista (Roraima), será comandada por uma mulher.

– Em 2012 faz 80 anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar, mesmo assim

com restrições.

– As mulheres têm mais força no interior do que nas capitais, o que

demonstra que estamos capilarizando nossa luta política.

A representação feminina nas Prefeituras e nas Câmaras

Municipais cresceu nas últimas eleições, segundo dados da Executiva Nacional, e mostra que surtiu efeito a aplicação da lei 9.504/97, alterada pela lei 12.034/09, que obriga o partido e a coligação a destinar no mínimo 30% e 70% das vagas para candidaturas dos sexos, seja feminino, seja masculino. Se comparadas as eleições de 2000, quando foram eleitas 317 prefeitas, equivalente a 5,2% das prefeituras, veremos que houve um crescimento significativo, pois em 2012 foram eleitas 621 prefeitas , que representam 11,3% das prefeituras.

*Fonte: Secretariado Nacional do PSDB, 2009-2013.

Serviço Convenção Nacional do PSDB em SP

Data: 14/06/2014
Horário: 9h às 14h
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul