Sem categoria

Ilma Siqueira, primeira vereadora de Cariacica: a mulher tem que ocupar seus espaços na política

Foto: Facebook de Ilma C. Siqueira

Brasília – Ilma Crizóstomo Siqueira é uma pioneira na política do Espírito Santo. A primeira mulher a se eleger vereadora, em 1992, pelo município de Cariacica, continua a mil, na defesa dos mais pobres e, apesar de tanta correria, conseguimos conversar um pouco com ela.

PSDB Mulher Nacional – Boa tarde, vereadora Ilma. Em 1992 a senhora foi a primeira mulher a se eleger vereadora, por Cariacica. O que mudou, de lá para cá, em relação à mulher na política do Espírito Santo?

Ilma C. Siqueira – Boa tarde. Tivemos algumas mulheres eleitas ao cargo de vereadora que, no primeiro mandato, desistiram da política. Em alguns municípios da Grande Vitória não temos nenhuma vereadora, já em meu município – Cariacica – temos hoje duas vereadoras ou seja; de 1992 até 2014, somente quatro vereadoras foram eleitas lá. Na capital, Vitória, temos uma vereadora. Para compensar, temos cinco deputadas estaduais e duas deputadas federais.

PSDB Mulher Nacional – Sua luta pelos mais necessitados é famosa, fale um pouco sobre seu trabalho e sobre as necessidades da comunidade do bairro São Francisco, por favor.

Ilma C. Siqueira – Faço um trabalho de atendimento a muitas comunidades de Cariacica e atuo fortemente dentro do bairro São Francisco onde hoje sou procurada pelas pessoas da minha comunidade em qualquer situação, por tudo que acontece lá; seja conflito familiar; falta de emprego; problemas de saúde; vagas em escolas e creches e outros assuntos que não são da competência de uma vereadora. Há muito a fazer; as necessidades são muitas. Não temos áreas de lazer, não temos creches, o policiamento é precário e a violência, grande.

PSDB Mulher Nacional – Se a senhora pudesse pedir, e conseguir, alguma coisa hoje, o que seria?

Ilma C. Siqueira – Se eu pudesse, pediria um hospital geral para Cariacica. Temos 365 mil habitantes e nenhum hospital! Pediria mais creches, temos muito poucas e nas regiões mais carentes há muitas crianças fora da escola. Pediria, ainda, um centro de referência aos idosos e outro, de tratamento para dependentes químicos.

PSDB Mulher Nacional – Algum recado ou orientação para as tucanas que estão pensando em se lançar na política?

Ilma C. Siqueira – Que nunca desistam. Muitas lançam as candidaturas e desistem no meio do caminho. A mulher tem que ocupar seus espaços no Legislativo. Conhecemos e sabemos melhor das nossas necessidades e como atendê-las. Somos filhas, somos mães, somos esposas; organizamos nossas casas e somos corajosas e capacitadas. Vamos avançar!!!