Opinião

“PT faz propaganda desonesta no NE”, por Eliane Aquino

Eliane Aquino
Eliane Aquino

Eliane Aquino

Publicidade de Dilma ignora participação dos Estados nas execuções de obras públicas

O governo petista é hilário na sua recorrência à desonestidade intelectual. Não só no discurso eleitoral de incoerência ideológica, mas, também, na própria propaganda oficial. No Nordeste, publicidade da gestão Dilma sobre estradas, habitação e construções hídricas na região, ignora totalmente a participação dos Estados nas contrapartidas e execuções dessas obras. Em Alagoas, muitas dessas realizações parceiras têm investimento de até 50% do dinheiro estadual. Mas isso o PT não fala.

Em cada dinheiro público federal chegado a Alagoas há uma contrapartida do Estado, e a execução das ações e obras só é possível se o Estado cumprir o seu papel na parceria, se cumprir o seu dever como gestor dos recursos federais. Mas o PT só mostra a obra já executada, escondendo na publicidade petista a excelência do trabalho do governo tucano no Estado. E Alagoas não é um caso isolado. Em outros Estados não governados por aliados partidários, a postura desonesta do PT é a mesma.

De todo modo, o que está em questão em Alagoas não é apenas a disposição adversária do PT e PSDB.  Nesse caso, a conveniência política pende ao oportunismo eleitoral onde, nesse Estado, petistas defendem e trabalham pela reeleição do senador Fernando Collor, hoje aliado de primeira ordem do PT e beneficiário dos mimos petistas no Palácio do Planalto. Mesmo elle sob a suspeita de ter recebido dinheiro do doleiro preso Alberto Youssef.

 Embora para o PT, claro, receber dinheiro de propina ou de forma ilegal é pinto. Ou seja, não significa nada. Acho até que dá ‘status’, vide Zé Dirceu, Genoíno e Delúbio Soares.

É certo que Dilma virá a Alagoas para subir no palanque de Collor sem nenhum constrangimento. Também deverá respaldar discurso petista de que o que tem de bom em Alagoas – como no resto do país – é mérito de seu governo, e o que tem de ruim, é responsabilidade única de seus adversários políticos em cada um dos Estados brasileiros. Questiona-se, todavia, até onde encontrará ressonância essa prática desonrosa do PT com a ética política e a boa fé dos brasileiros. Espera-se que não passe da eleição deste ano.