Notícias

Começa em clima de celebração curso promovido pela Konrad Adenauer e o PSDB Mulher Nacional

Foto: Gláucia Beatriz
Primeira mesa do dia Foto: Gláucia Beatriz

Primeira mesa do dia
Foto: Gláucia Beatriz

Brasília – O salão repleto mostra a dimensão do sucesso da parceria entre PSDB Mulher Nacional e Fundação Konrad Adenauer, que promovem nesta quarta e quinta (28 e 29), o curso “Campanha Eleitoral: Mulheres no Poder”, destinado exclusivamente às pré-candidatas tucanas, que atenderam em peso à convocação.

O objetivo do evento ficou claro já na abertura de Thelma de Oliveira, vice-presidente do Secretariado da Mulher/PSDB Mulher Nacional, que disse estar interessada em usar os dois dias para melhor preparar as pré-candidatas para o embate eleitoral que se aproxima e agradeceu o empenho da Fundação Konrad Adenauer.

Em seguida Felix Dane, representante da Konrad Adenauer, declarou estar encantado com a grande quantidade de mulheres presentes. “Na Europa a maior participação das mulheres na política deu muito certo”, encerrou.

O ciclo de debates dessa tarde foi sobre sistema político e legislação eleitoral, com uma ótima palestra do professor e cientista político da UNB, João Paulo Machado Peixoto, para quem a democracia representativa é a melhor alternativa e que o Brasil precisa aprender a vivê-la em plenitude. Perguntado sobre a crise de representatividade, fulminou: “O que resolve crise representativa é o voto consciente. O voto é o momento mais importante da cidadania, da política, a prostituição dele é um verdadeiro crime contra a democracia”

O professor João paulo encerrou sua palestra com um alerta sobre a situação política que o Brasil está vivendo: “Mais uma vez estamos frente a movimento de mudança. Sinais de esgotamento estão à nossa frente. Existe anseio por novo governo, por novo tempo. Há uma saturação dos políticos da Câmara e do Senado que, infelizmente, chega à própria política, que não pode ser dispensada porque sem ela não há vida civilizada”.

Para Flávio Henrique Costa Pereira, advogado da Coordenadoria Jurídica da Comissão Executiva Nacional do PSDB, ficou a tarefa de explicar às tucanas o que pode ou não ser feito na propaganda política, depois da minirreforma eleitoral. Crivado por perguntas, sua palestra foi essencial para que as ouvintes entrem com segurança no processo que vão iniciar.

Em seguida o tesoureiro-adjunto do PSDB-SP, Marcos Monteiro, tomou o microfone para falar sobre o processo de arrecadação financeira para campanhas eleitorais e os erros mais cometidos por candidatos principiantes. Ouvido com atenção e muito solicitado, no debate pós-palestra, Marcos Monteiro falou sobre a oportunidade de ensinar as tucanas a melhorar sua capacidade de arrecadação e aconselhou às mais tímidas: “Ao arrecadar é importante lembrar que não se está pedindo para você e sim para uma causa”, e a timidez vai embora”.

Antes de anunciar a exibição do curta-metragem francês “Maioria Oprimida”, Aline Soares, da Fundação Konrad Adenauer, lembrou que o dia 28 de maio é o Dia Internacional da Saúde da Mulher e da Redução da Morte Materna. Aline contou das dificuldades que enfrentou em sua decisão de ter sua filha por parto normal “mudei de obstetra nove vezes”, lembrou. “Minha fala hoje é para lembrar que não temos que ficar caladas, de aguentar tudo”.

Encerrando a tarde, a presidente do PSDB Mulher Nacional, Solange Jurema, falou do prazer de estar com todas as tucanas que serão eleitas em outubro. “Preparar melhor nossas candidatas mulheres melhora a democracia, assim poderemos influenciar a política que queremos para o nosso país. Não nos interessa apenas eleger mulheres, queremos eleger mulheres preparadas e competentes, que melhorem a situação do Brasil”, lembrou Solange, fazendo um breve resumo dos principais problemas enfrentados pelas mulheres de hoje e que devem ser nossas bandeiras; tais como saúde; creches de tempo integral e melhor transporte urbano.

A programação de amanhã:

Data: 29/05/2014 – 2º dia do curso

Local: Sala Ouro Preto – Hotel Kubitschek Plaza

Horário:

9h – Curso de retórica

Em debate as noções básicas sobre mídia training

Palestrante: Laila Wajntraub

 

10h45 – Coffee Break

 

11h – Argumentação sob pressão

Palestrante: Laila Wajntraub

 

12h30 – Almoço

 

14h – Imagem e debate

Em discussão a organização de propostas de forma racional e objetiva

Palestrante: Laila Wajntraub

 

16h – Reunião dos dois grupos

Local: Auditório Minas Gerais – Hotel Kubitschek Plaza

 

 

Data: 29/05/2014 – 2º dia do curso

Local: Auditório Minas Gerais – Hotel Kubitschek Plaza

Horário:

09h -Plano de Campanha

Em discussão as noções básicas, objetivos da candidatura em termos de público alvo; quem pretende representar; quais os apoiadores que possui; com que segmentos sociais podem contar como colaboradores

Palestrantes: Yeda Crusius e Eliana Piola

 

10h45 – Coffee Break

 

11h –Comunicação

Em debate o uso dos meios de comunicação nas redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, etc)

Palestrante: Luciana Salgado

 

12h30 – Almoço

 

14h – Agenda e logística

Em discussão a organização do tempo de forma racional e objetiva, otimizando seus 90 dias antes das eleições

Palestrantes: Tereza Nelma e Nancy Thame

 

15h – Percepções e Desafios para as candidatas

Palestrantes: Thelma de Oliveira e Fátima Jordão

 

16h – Encerramento

Solange Jurema e Felix Dane