ONU prevê desempenho fraco para economia do Brasil em 2014 e 2015

Bolsa de Valores

Brasília (DF) -Pelos dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil não vai conseguir acompanhar nem mesmo o crescimento mundial em 2014 e 2015, e sua economia terá desempenho mais fraco até mesmo que os países ricos, que ainda sentem o peso da crise.

As informações estão no jornal O Estado de S. Paulo nesta quinta-feira (22).

Pelos dados, a expansão do PIB brasileiro será de apenas 1,7%. No início do ano, a projeção era de um crescimento de 3%. A ONU também alertou que a expansão da economia mundial será menor do que se imaginava e esse freio ocorre por causa do mau desempenho dos mercados emergentes.

No que se refere ao Brasil, a revisão para baixo é a segunda maior feita pela ONU sobre um país e só a Rússia em pleno conflito, justamente com a Ucrânia, vive situação mais dramática.

Com a redução, a entidade agora prevê que o Brasil vai praticamente crescer no mesmo ritmo da Europa, um continente que sofre para sair da crise. A expansão do PIB nacional ainda ficará abaixo da média mundial de crescimento, de 2,8% no ano. Mesmo os países ricos, que ainda enfrentam sérias dificuldades por causa da crise de 2008, já vão crescer mais que o Brasil no ano. Nos EUA, a taxa prevista de expansão é de 2,5%.

Para 2015, a ONU prevê ainda crescimento de apenas 2,8% no Brasil. O índice é inferior à média mundial, de 3,2% e bem abaixo dos 4,2% projetados inicialmente pela entidade para a economia brasileira. Em 2013, o Brasil registrou expansão de sua economia de 2,3%, acima da média mundial de 2,2%.

Fonte: Rede45