Opinião

Preconceito, governador Viana? Por Irina Cezar

Foto: Agência Brasil

Foto: Agência Brasil

Desde dezembro de 2010 há um fluxo migratório crescente de imigrantes haitianos, dominicanos e senegaleses, no nosso território a partir do estados do Amazonas e do Acre, na tríplice fronteira do Brasil, Peru e Bolívia. Após quase quatro anos,  mais de 40 mil imigrantes haitianos já entraram no Brasil. Ao menos 28 mil percorreram fronteiras na Amazônia. Este assunto tem tido maior visibilidade desde que o governo do Acre decidiu organizar a transferência dos imigrantes para São Paulo com o uso de aviões da Força Aérea Brasileira de Rio Branco até Porto Velho (RO) e de lá, com passagens pagas pelo próprio governo, em ônibus fretados.

Sem terem sido avisados previamente, governo e município de São Paulo trocaram farpas com a administração acreana. A secretária de justiça e defesa da cidadania Eloisa de Sousa Arruda, professora doutora da Pontífica Universidade Católica (PUC), foi intimada pelo governador do Acre, Tião Viana (PT), a enviar um pedido de desculpas ao seu estado por ter chamado o envio dos imigrantes de ‘irresponsável’. Segundo Viana, a elite paulista é ‘higienista’ e ‘preconceituosa’ e deveria se envergonhar de não assumir um ‘problema tão pequeno’ para sí.

Utilizando-se de retórica intransigente, Tião Viana não explica porque não resolveu ‘o problema tão pequeno’ de fornecer condições dignas a recém chegada população haitiana ao invés de os enviar para outro estado sem informações prévias. Ao invés disso culpabiliza a população paulista, que aos seus olhos nega guarida a estas pessoas por preconceito. O governador se esquece, convenientemente, de cobrar do governo federal revisão da política de fronteira aberta também contestada por seu secretário de justiça e direitos humanos, o sociólogo Nilson Mourão, que apresentou relatório temente que a aceitação irrestrita de todos os imigrantes pudesse colocá-los em situação de tragédia social, agora num país estrangeiro. Será que o senhor possui um secretário preconceituoso, governador Viana?

O desserviço prestado por Tião Viana a população haitiana – coincidentemente com o período eleitoral – só não será maior devido esforços empreendidos por governo e município de São Paulo que traçam estratégias para oferecer condições humanitárias e inserções trabalhistas aos recém chegados. Um dos problemas principais tem sido a dificuldade de locação de casas no interior de São Paulo, uma vez que os estrangeiros não estão habituados ao português.

Ontem, o governador Geraldo Alckmin esteve no centro de SP, onde estão abrigados os imigrantes haitianos enviados para cá pelo governo do Acre. “Nós, paulistas, estamos oferecendo alimentação gratuita no Bom Prato, distribuindo kits de higiene pessoal através do Fundo Social de Solidariedade e oferecendo qualificação profissional do curso de panificação artesanal. Afinal, muitos dos que vieram antes de nós ajudaram a construir essa Metrópole”, afirmou.

Irina Cezar

Coordenação Mulheres – Juventude Municipal do PSDB

Bacharela em Ciências Sociais – USP

Mestranda em Administração Pública – FGV

* Publicado originalmente no site do PSDB Mulher-SP