“Aécio e Minas, um exemplo para o Brasil”, por Dell Santos

Dell-Santos.jpgHá alguns dias vimos, em rede nacional, Aécio Neves dizer, na televisão, que Minas Gerais tem uma das melhores redes de Saúde Pública do País. Aécio é famoso e querido em Minas, pois o povo mineiro reconhece o que tem sido feito desde que ele era governador, e agora segue sendo feito por Antônio Anastasia. E esse reconhecimento é expresso através de uma ampla aprovação ao governo, em Minas, como mostram recentes pesquisas. De se acrescentar que o estado não assume a dianteira apenas no quesito saúde: é sabido, notório, que a educação de Minas é uma das melhores do Brasil, e isso se deve, principalmente, a uma atuação muito bem orquestrada do governo estadual para alavancar a educação pública. Temos ouvido o repetido mantra, por parte dos petistas, de que a educação de São Paulo vem sendo mal administrada pelos tucanos. Não só isso não é verdade, pois São Paulo nem de longe apresentou, como eles dizem, um desempenho tão pífio nos exames que aferem toda a educação do País, como o ENEM, como também devemos realçar que quando o assunto é educação os nossos críticos nunca voltam os olhos para Minas, o estado que vem sendo uma vitrine para a educação brasileira. Além de o desempenho do estado em exames de nível nacional vir cada vez em uma curva ascendente, devemos lembrar que os mineiros são repetidas vezes citados, em pesquisas muito bem embasadas, como o povo que mais cultiva o hábito de ler no Brasil, tanto jornais quanto revistas e livros.

Por décadas ouvimos velhas cantilenas, políticos que se arrogam ousadias e inventam planos mirabolantes para resolver todos os problemas do País. Ouvimos a atual presidente dizer que um novo ciclo seria gerado no País, com educação como carro-chefe e os serviços públicos atingindo um patamar de excelência. Nada saiu do discurso. Quatro anos se passaram e o País continua estagnado, “patinando”, como diz a boa língua do povo. Enquanto isso Minas resolvia muitos de seus problemas internos, como a enorme disparidade que havia entre suas regiões. Foi-se o tempo em que o Vale do Jequitinhonha, no nordeste mineiro, era citado como uma das regiões mais pobres do Brasil. A região cresceu e se desenvolveu. O norte mineiro, em que fica Montes Claros, cresce a passos largos, e hoje deve pouco para as regiões mais ricas do estado. Podemos, de peito aberto, afirmar que Minas hoje é muito mais igualitária, e que igualdade não é uma palavra inventada pelo PT, como eles costumam insistir. O PSDB foi quem sobremaneira contribuiu para dinamitar a enorme desigualdade que antes havia entre os mineiros, e teve grande êxito, como se pode conferir pelo último apontamento do IDH municipal no Brasil, feito pela ONU.

E assim o PSDB vai deixando sua marca nos estados que governa: a grande derrubada no índice de homicídios em São Paulo, a escalada da educação em Minas, o forte crescimento econômico do Tocantins. Enquanto isso o PT pleiteia a si próprio uma certa política social que na verdade foi criada pelo PSDB, e de resto nada faz, pois é de fato muito ruim na gestão da coisa pública.

Os mineiros não têm dúvida da competência, do caráter, da capacidade de Aécio Neves. Minas é um exemplo para o Brasil, exemplo esse que nosso amado país, sem dúvida alguma, vai fazer questão de seguir, virando definitivamente uma página de sua história em 2014, esse ano tão decisivo! Chega de corrupção, de inflação, de incompetência e de falsas ladainhas! Chegou a hora de o Brasil experimentar uma mudança efetiva, seguindo o exemplo das ações efetivas que o PSDB tem implementado, onde quer que governe! A hora é agora!

Dell Santos  – Coordenadora de Eventos do Secretariado Municipal de Mulheres PSDB-SP e diretora de Eventos Estadual do Tucanafro PSDB-SP.