Notícias

Senado ouve explicações de Graça Foster nesta terça-feira

fosterBrasília (DF) – Após cancelamentos e adiamentos, a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, comparecerá nesta terça-feira (15) a partir das 10h em audiência pública conjunta das Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) do Senado. Foster estará no Congresso no momento em que a estatal é alvo de uma série de denúncias de irregularidades e corrupção. O governo federal alega que há uma campanha para desmoralizar a instituição.

Nesta segunda-feira (14), Graça Foster (foto) participou, ao lado da presidente Dilma Rousseff, de cerimônia que marcou a viagem inaugural do petroleiro Dragão do Mar, no Porto de Suape (Pernambuco). Na solenidade, Foster disse que “não transigirá” no combate a ações criminosas, como tráfico de influência e corrupção, mas que tampouco aceitará o que chamou de “campanha negativa com proveito político” contra a empresa.

A oposição quer uma CPI para investigar quatro denúncias: o alegado prejuízo de mais de US$ 1 bilhão na compra da refinaria de Pasadena da belga Astra Oil; suspeitas de pagamento de propina para obtenção de contratos com a estatal brasileira; procedimentos que podem ter comprometido a segurança de trabalhadores e  de plataformas; e o custo de refinarias em construção no Brasil.

As denúncias já são investigadas pelo Ministério Público, a Polícia Federal, o Tribunal de Contas da União (TCU) e a Controladoria-Geral da União (CGU), além de pela própria Petrobras.

CPI

Paralelamente, a oposição atua pela instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), favorável a abrir as apurações, enviou as informações pedidas pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber, relatora de dois mandados de segurança sobre o tema.

Audiências com Graça Foster e também com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, chegaram a ser marcada para o início de abril, mas foi cancelada pelo governo em razão da insistência da oposição em instalar uma CPI exclusiva para apurar as denúncias na estatal.

Críticas

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) afirmou que a vinda da gestora à Casa não mudará os esforços em favor da CPI.

“[A vinda da presidente] certamente realimenta a necessidade de instalação da CPI. Porque, sobretudo, com este modelo de depoimento nada se esclarecerá. Quando vem uma autoridade do Governo ao Congresso, ela não vem para revelar. Ela vem para esconder, vem para escamotear a realidade. Nós já estamos acostumados a isto. Portanto é uma manobra que não terá nenhuma repercussao e nenhum sucesso”, disse na saída do plenário na tarde de segunda (14).

Para o senador paranaense, a única possibilidade de haver negativa da instalação da CPI será se o Supremo Tribunal Federal negar o pedido. Até lá, ele frisou que a oposição manterá a a, luta para fazer as investigações. Ele também rebateu as afirmações de Graça Foster sobre “defender a Petrobras”.

Para Dias, dilapidar a Petrobras é existir a corrupção dentro da estatal e, por parte do Governo Federal, não haver qualquer ação para impedi-la. Combater a corrupção e identificar os responsáveis por ela, por outro lado, trata-se de ação em prol da empresa.

Rede45 com informações da Agência Senado e do PSDB no Senado