Notícias

PE: Prefeitura do PSDB lança programa para zerar percentual de crianças fora da escola

eliasgomes1-300x225Recife (PE) – Com o objetivo de incluir na escola todas as crianças de quatro a cinco anos até o final de 2016, a gestão do PSDB em Jaboatão dos Guararapes, localizada na Região Metropolitana do Recife, lançou o programa “Busca Ativa – Todos na Escola” na manhã desta terça-feira (15), na Faculdade Guararapes.

O prefeito Elias Gomes (PSDB) foi o responsável pelo lançamento do projeto, que visa atender também crianças com deficiência e moradoras de áreas de difícil acesso às escolas. Para esses grupos, o programa disponibilizará professores em domicílio.

“Queremos garantir 100% de assistência e zerar o percentual de meninos e meninas sem acompanhamento escolar”, destacou o tucano.

Há hoje na cidade aproximadamente 2,5 mil crianças entre quatro e cinco anos fora da escola. A prefeitura buscou reduzir esse universo convocando os pais no início deste ano letivo. Sem resposta positiva, criou o “Busca Ativa – Todos na Escola”.

Além deste projeto de inclusão escolar, a prefeitura de Jaboatão vem investindo, desde 2009, na melhoria da infraestrutura da rede municipal de ensino. Atualmente, das 126 escolas municipais, 89 atendem à educação infantil; 16 mil alunos têm aulas regulares com mais três horas extras a exemplo do ‘Mais Educação’; e sete escolas em tempo integral.

Metodologia

O secretário executivo de Educação de Jaboatão dos Guararapes, Francisco Amorim, falou sobre a metodologia do “Busca Ativa”.

Segundo ele, foram formados mais de 1,5 mil mobilizadores que irão às casas das pessoas para fazer o levantamento.

“Identificados os casos, indicaremos as escolas que essas crianças deverão ser matriculadas. Caso os pais não correspondam ao pedido, tentaremos sensibilizá-los e, se ainda assim, não surtir efeito, levaremos os casos aos Conselhos Tutelares”, reiterou o secretário.

Para o prefeito Elias Gomes, a mobilização de diversas entidades governamentais e não governamentais é a única forma de “garantir o direito à escola”.

“Precisamos do apoio de toda a sociedade. É um dever do Estado oferecer escola, e da família matricular suas crianças”, afirmou o prefeito.
Participaram do lançamento do “Busca Ativa” representantes de diversos segmentos sociais e governamentais, do Ministério Público, de Igrejas, do Pacto Pela Educação, do Conselho Tutelar, do Instituto Jaboatão Criança, secretários, deputados estaduais e vereadores.

*Do portal do PSDB-PE