Notícias

Crise se acentua no IBGE

carteiradetrabalho2Brasília (DF) – O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) vive uma crise depois que a divulgação de três pesquisas foi suspensa e duas diretoras pediram exoneração do cargo. A presidente do instituto, Wasmália Bivar, nega interferência política. Porém, há informações internas de pressão federal para evitar que dados negativos ao governo sejam divulgados.

O jornal O Globo informa que o motivo da discórdia foi o tempo para mudar o jeito de fazer a pesquisa. A metodologia da renda per capita calculada pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua foi questionada pelos senadores Gleise Hoffman (PT-PR), ex-ministra da Casa Civil, e Armando Monteiro (PTB-PE).

Os dados servem para calcular a verba que o governo federal vai dar para cada estado, segundo uma lei complementar que entra em vigor em dois anos.

O Estado de S. Paulo informa que a próxima divulgação da Pnad, que estava prevista para o dia 3 de junho, foi cancelada. A Pnad Contínua só voltará a ser divulgada em 6 de janeiro do ano que vem. O objetivo é adequar os dados da pesquisa às exigências previstas na Lei Complementar número 143, de 2013, que define o dado sobre a renda domiciliar per capita como base para o rateio do Fundo de Participação dos Estados.

Rede45