AgendaNotícias

Lençóis Paulista reinaugura Biblioteca Municipal Orígenes Lessa no dia 11

Biblioteca Municipal Orígenes Lessa

BMOL ganha mais 245 metros quadrados de área

Considerada uma das melhores bibliotecas públicas do país e um dos mais importantes espaços culturais do município, a Biblioteca Municipal Orígenes Lessa será reaberta após a execução de obras de reforma e ampliação.

Mesmo com as obras, a BMOL manteve o atendimento diário à comunidade lençoense. A cerimônia para a reabertura da BMOL será realizada na próxima sexta-feira, 11, a partir das 10h, com a participação da Orquestra Municipal de Sopros.

O projeto contempla a ampliação de uma área de 245 metros quadrados distribuídos em dois pavimentos. O novo espaço vai receber 248,70 metros quadrados de vidro temperado incolor com 10 mm de espessura para aproveitar a iluminação natural no local.

Foram investidos R$ 546.271,01 nas obras de ampliação, reforma e compra de material. Os recursos foram disponibilizados com orçamento do próprio município, na conta da Diretoria de Cultura.

Um programa de gestão com certificação da Biblioteca de São Paulo, órgão ligado a Secretaria de Estado da Cultura também será implantado no espaço.  A ideia é instalar no acesso principal, um sistema de contagem eletrônica para o acesso dos usuários. Os livros também vão receber fitas magnéticas para que o usuário possa utilizar o material sem a presença do atendente. “O sistema vai permitir que o usuário realize sua pesquisa, sua leitura. Também vamos ampliar o sistema de monitoramento interno para o controle dos livros que serão usados”, completa o diretor.

No pavimento superior, outra novidade. A instalação de um café com mesas, bancos para leituras e jogos. “Estamos chamando a iniciativa de projeto varanda, um ponto de encontro para a descoberta e o prazer da leitura e também para o lazer e a diversão”, revela Nilceu.