AgendaNotícias

Lençóis Paulista: Unidade Móvel do Empreendedor será inaugurada no dia 10

Foto: Assessoria da Prefeitura de Lençóis Paulista
Foto: Assessoria da Prefeitura de Lençóis Paulista

Foto: Assessoria da Prefeitura de Lençóis Paulista

Iniciativa vai descentralizar atendimento e levar produtos e serviços para os bairros da cidade  

Esclarecer as principais dúvidas dos atuais e futuros empreendedores, descentralizar e disponibilizar os serviços e produtos oferecidos pela Diretoria de Desenvolvimento, Geração de Emprego e Renda.

Este é o principal objetivo da Sala Móvel do Empreendedor, programa que será lançado na próxima quinta-feira, 10, às 10h, na praça Comendador José Zillo, a Concha Acústica. O evento integra a programação oficial pelos 156 anos de Lençóis Paulista.

A unidade móvel foi adaptada para levar aos bairros todos os serviços oferecidos pelo Centro do Empreendedor incluindo orientações para gestão de negócios, informações referentes a regularização e formalização, assim como a obtenção de crédito para investimento no negócio e cursos para capacitação empreendedora.

A ideia é que em cada dia da semana, as equipes de um setor específico atendam os atuais e futuros empreendedores. Nesta primeira etapa, a unidade permanecerá na Concha Acústica até o dia 24 de abril.

Em seguida, o programa vai atender o Núcleo Habitacional Luiz Zillo entre os dias 12 de maio e 13 de junho. A unidade deve permanecer em cada bairro durante 30 dias. A Unidade Móvel do Empreendedor abrange os seguintes programas:

PAE SEBRAE

Orientação e informações que auxiliam na gestão do atual ou futuro negócio.
Para iniciar um negócio, é ideal que se tenha o mínimo de conhecimento, estrutura e entendimento sobre o assunto. Para isso, o PAE – SEBRAE, oferece informações sobre cursos, palestras, oficinas, consultorias e suporte para abrir o próprio negócio.
No caso de proprietários de empresas, na orientação são identificadas às necessidades de cada empreendedor e oferecidos os produtos e serviços do SEBRAE-SP e parceiros, de forma personalizada e específica, para que estes possam iniciar, orientar e ampliar os negócios; desenvolver o potencial empreendedor; fornecer informações mercadológicas, estratégicas e orientação empresarial e disponibilizar atendimento personalizado

Negócio Rápido

Formalização, orientação e apoio ao Autônomo e ao Empreendedor Individual. O Negócio Rápido tem como objetivo o atendimento especializado aos pequenos empresários, com foco na formalização gratuita dos empreendedores individuais e autônomos.

O programa é destinado ao empreendedor que necessita de informações e orientações sobre os procedimentos necessários para viabilizar a implantação da sua empresa no município com maior agilidade. A centralização dos serviços facilita os processos de abertura, alteração e encerramento de atividades do empreendedor individual em Lençóis Paulista.
Banco do Povo

O Banco do Povo Paulista é o programa de microcrédito implantado pelo Governo do Estado de São Paulo administrado pela Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho (SERT) em parceria com a Prefeitura de Lençóis Paulista que tem como objetivo promover a geração de emprego e renda, por meio da concessão de microcrédito para o desenvolvimento de pequenos negócios, formais ou informais.

O microcrédito é direcionado ao empreendedor que precisa de recursos para investir no seu negócio, o Banco do Povo Paulista oferece empréstimos a partir de R$ 200,00 até R$ 20.000,00 com taxa de juros de 0,35% ao mês.

Pode-se financiar recursos para capital de giro (compra de mercadorias, matérias-primas) e investimento fixo (compra de máquinas, equipamentos, ferramentas)

Capacitação Empreendedora
O empreendedor terá acesso a cursos e palestras para capacitação empreendedora no próprio espaço equipado com computadores, acesso à internet e orientação de um facilitador. E ainda poderá se informar sobre cursos de formação e qualificação profissional disponíveis para inscrição realizados pela Escola de Negócios e em parceria com o SENAI, SEBRAE, CMFP, SEST/SENAT, SENAC, ETEC.

PAT – Posto de Atendimento ao Trabalhador 

O PAT é o intermediário entre empresas que precisam de mão-de-obra e profissionais que buscam emprego. O programa cadastra as empresas e as vagas disponíveis e em seguida encaminha os candidatos de acordo com o perfil requisitado, facilitando o processo de seleção.Além disso, o cidadão poderá consultar as vagas de emprego ofertas e também solicitar a emissão da 1ª via da carteira de trabalho.

Fonte:Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Lençóis Paulista