NotíciasOpinião

“Juquinha e as mulheres”, por Tieza Lemos Marques

Tieza--300x196.jpgSomente as pessoas alienadas ou politicamente cegas ousariam discordar que estamos vivendo momentos sombrios. O governo federal tem errado tanto que meu amigo Juquinha do PT, quase não sai mais de casa. A nossa turma está preocupada. Ele não era o único Juquinha entre nós, mas era o único petista, por isso o chamávamos Juquinha do PT. Ele defendia com unhas e dentes o partido e, se fosse preciso, com unhas, dentes, braços e pernas, toda a “companheirada”. Alguns eram seus ídolos e suas fotos viviam coladas nos seus cadernos, e depois em suas agendas, mas agora não estão mais lá porque estão atrás das grades, para decepção do Juquinha.

O Marcelo foi visitá-lo um dia desses e disse que ele está bem; que anda sumido porque tem viajado bastante, trabalhado muito. Desculpa esfarrapada! Conhecemos o Juquinha e desde que começaram a pipocar os escândalos do PT, na época do Lula, que Juquinha se encastelou; sumiu; nem nos aniversários aparece mais. Agora então! Coitado do Juquinha; essa história da Petrobrás e da Eletrobrás deve estar acabando com ele!

Quando estoura um novo escândalo logo a gente se lembra do Juquinha. Eu tenho uma consideração muito grande por ele; somos amigos desde a adolescência e eu gostava de política, de falar de política, de ligar os fatos e acontecimentos à política. A nossa turma detestava “essa conversa”; então, “altos papos” sobre política, só com o Juquinha! Sobre mulher e política ele dizia: que a mulher era mais necessária “na rua” do que dentro de casa, porque era na rua que as coisas aconteciam; que o mundo doméstico era pequeno demais para quem queria “liberdade, igualdade e justiça para todos” porque esses ideais eram muito femininos; que a mulher poderia trabalhar fora, cuidar da carreira, dos interesses da sua categoria, dos interesses da sua comunidade, ajudar na igreja e nas entidades, sem jamais perder a graça e a capacidade de bem educar seus filhos; que quando as mulheres participam das decisões elas são mais justas porque a mulher é o único ser que sabe cuidar e compreender os homens e as mulheres.

Suas teses eram sempre precedidas de um: “você quer apostar?” E uma vez ele disse: “você quer apostar que quando as nações forem governadas também por mulheres haverá menos pobreza, mais desenvolvimento e menos corrupção?”.  Concordo com Juquinha, mas sou obrigada a discordar que a que nos governa, não possui tais atributos; ao contrário, acho que a vida de guerrilheira e a sua familiaridade com as armas acabaram afetando a sua natureza; o seu governo alimenta a dependência e se alimenta dela; compromete o desenvolvimento com políticas econômicas desastrosas; desprotege as instituições e se apropria delas; e ainda trata com desprezo a corrupção.  .

Juquinha sonhava com parlamentos mistos, “meio a meio”, homens e mulheres fazendo as leis. O pai de Juquinha morreu quando ele tinha dez anos e a mãe – super gente boa, era professora primária e fazia um inesquecível suco de melancia – criou os cinco filhos com a ajuda da avó. Esse meu amigo, o Juquinha do PT, sempre teve grandes mulheres por perto, mas errou na escolha da própria (seu casamento não deu certo) e deve ter errado na escolha da presidente.  Estamos sentindo falta do Juquinha na turma; ele era um idealista, ético, ponderado e sonhava com um Brasil para todos os brasileiros e não só para “todos os companheiros”. Sabemos que Juquinha está sofrendo de uma doença bem triste: a decepção.

Tieza Lemos Marques é funcionária pública estadual aposentada (assistente social), jornalista, radialista, vereadora pelo PSDB  em Araçatuba – SP; integrante do movimento de mulheres do PSDB.