Vice-presidente nacional do PSDB Mulher defende participação feminina na política

_thelma_curso_mídia_social_em_campo_grandeThelma de Oliveira veio a MS no fim de semana para curso de capacitação em redes sociais

Em visita a Campo Grande, no fim de semana, a vice-presidente nacional do PSDB Mulher, Thelma de Oliveira, defendeu maior participação feminina na política. Thelma nasceu e vive em Mato Grosso e veio à Capital sul-mato-grossense para a realização de curso de capacitação de militantes tucanos em mídias sociais. Entretanto, aproveitou a ocasião para defender as bandeiras do secretariado da Mulher.

Para ela, garantir a participação da mulher na política é uma questão de justiça e de democracia. “Hoje no Brasil todos os dados, todos os indicadores colocam a mulher numa posição mais elevada em algumas situações em relação ao homem”, disse ela, enumerando as circunstâncias: “nós somos a maioria da população, somos a maioria do eleitorado, nós somos a maior parcela em cursos superiores etc”.

Porém, acrescentou Thelma, a participação da mulher na política está aquém. Segundo ela, nas duas Casas Legislativas do Congresso as mulheres não chegam a ocupar 10% dos cargos eletivos.

Ela defende ainda que a mulher na política não pode servir apenas para levar as bandeiras relacionadas às mulheres, “mas para que se tenha de fato igualdade e que a gente possa dar nossa contribuição para construir uma sociedade melhor e mais justa”.

Thelma atribuiu a pequena participação feminina às questões culturais, já que segunda ela, as mulheres foram educadas para ficar em casa, cuidar da família. “Houve uma demora para a mulher sair de dentro de casa e participar da vida pública da sua cidade, do seu país”, disse.

Outra razão para a pequena participação feminina é o machismo dos partidos, analisa Thelma. “Depois nós temos partidos muito difíceis. Todos os partidos hoje são machistas, inclusive o meu, eu posso falar porque sou PSDB. Os partidos dificultam o acesso às mulheres, não dão o apoio que a mulher precisa no momento em que ela vai ser candidata.

Além de Thelma, o secretariado da Mulher contou ainda com a participação das presidentes nos níveis estadual de MS, com Eliana Rodrigues, e municipal de Campo Grande, com Luz Cáthia Ramos.

Perfil – Natural de Cuiabá (MT), Thelma já foi deputada federal por Mato Grosso em duas ocasiões: de 2003 a 2007 e de 2007 a 2011. Neste período, ocupou a Secretaria do diretório do PSDB Cuiabá, a Secretaria-Geral do diretório estadual, a Presidência do PSDB-MT e a Presidência do Instituto Teotônio Vilela no Estado.

Fonte: Assessoria de imprensa do PSDB de Mato Grosso do Sul