PSDB-Mulher-DF avalia resultados do I Workshop sobre Políticas Públicas

psdbm-work-300x163 dfAconteceu neste sábado (29) o I Worshop sobre Políticas Públicas promovido pelo PSDB-Mulher do Distrito Federal para as pré-candidatas. O objetivo do evento é que as pré-candidatas possam discutir e elaborar um documento que será entregue ao futuro governador com as diversas visões sobre políticas públicas para as mulheres.

Na abertura, a presidente do PSDB Mulher, Sandra Quezado saudou as pré-candidatas e lembrou que esta é uma iniciativa da coordenação do PSDB-Mulher. “ Desejamos  aumentar a participação feminina na política e isso nos exige conhecimento, por isso estamos aqui nesse workshop”, disse a presidente.

O secretário geral do PSDB-DF, Jaime Alarcão, parabenizou a idealização do evento e avalizou o trabalho das lideranças femininas no partido e nos poderes. “As mulheres tucanas têm sido um exemplo de mobilização e de organização para aumentar a sua participação na política, juntas construindo as idéias para um Estado melhor, mais justo e eficiente”, afirmou o secretario.

Palestras e dinâmicas envolveram todas as pré-candidatas presentes com o propósito de aprimorar a atuação das mulheres tucanas nas políticas públicas. A advogada e mestre de cerimônia do evento, Luciana Loureiro, destacou a importância da participação das mulheres. “O curso nada mais é que um momento de darmos espaço para que as mulheres proponham o que elas querem como melhorias na sociedade, a elaboração da carta de propostas é algo que vai retratar a reivindicação das mulheres no que elas querem como mudança”, disse Luciana.

A primeira palestra do dia foi “Mulheres poderosas: a política como ato de inteligência” ministrada pela psicóloga Drª Célia de Oliveira.A psicóloga mostrou para as participantes que a autoconfiança é importante para a criação de políticas públicas.“Fazemos parte da maioria na população, precisamos acreditar no nosso potencial, somos poderosas,vamos valorizar o nosso papel diante da sociedade,” enfatizou, Célia.

Em seguida, Gisele Del Carpio,  ministrou sobre o tema “ Mulheres na Política”    na qual pontuou com dados que demonstram as diferenças existentes no atual cenário político no Brasil. “Temos mais de 30 secretarias e apenas 3  são chefiadas por mulheres, a atuação de mulheres é pouquíssima,  trouxe essas informações para que vocês possam refletir e ter a iniciativa de mudar esse quadro político”, afirmou Gisele.

A última ministração do dia foi sobre “Políticas Públicas para as mulheres”, apresentada pela superintendente Executiva da Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres e Promoção da Igualdade Racial (SEMIRA), Flávia Cruvinel. A superintendente abordou que para se obter Políticas Públicas efetivas é necessário que seja feito um planejamento. “Não adianta apenas ter força de vontade, é preciso planejar com conhecimento, está comprovado que somos mais corretas, focadas nos projetos, mas temos de estar munidas de conhecimento para fazermos a diferença nesse ambiente de maioria masculina”, recomendou.

A atividade que finalizou e marcou o I Workshop foi a elaboração da Carta de Propostas que será encaminhada ao futuro governador do Distrito Federal. As pré-candidatas enumeraram propostas para as áreas de educação, saúde, segurança, mobilidade, trabalho e habitação.

Fonte: PSDB-DF