Notícias

Solange e Sonaly recebem homenagem em auditório lotado

Foto: Câmara Municipal de Maceió

1496656_380416785430519_68311911_nAtualizado em 31 de março, às 15hs – A presidente nacional do PSDB Mulher e secretária municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária, Solange Jurema, foi uma das homenageadas pela Câmara Municipal de Maceió com a entrega da Comenda Deputada Selma Bandeira. A solenidade aconteceu durante a manhã e o início da tarde da  última sexta-feira (28), no plenário da Casa, e contou com a participação de amigos e familiares dos 17 homenageados com a Comenda.

Na abertura da solenidade, houve a apresentação de um grupo de coco de roda no plenário. A sessão foi proposta pela bancada feminina da Câmara.

Solange Jurema agradeceu à homenagem, destacando que se sente honrada por receber a comenda. Ela destacou o papel histórico que a deputada Selma Bandeira exerceu na luta pela redemocratização do país, durante a ditadura militar. “Estou muito grata. É uma grande honra receber a Comenda que leva o nome da Deputada Selma Bandeira. Tem uma simbologia para as mulheres da minha geração. Representa uma época em que se fazia política por ideologia”, disse.

“Para isso, as pessoas arriscavam a própria vida. Sinto-me honrada de receber essa comenda. Esses princípios deveriam reger a política. Só pode haver democracia real com a participação de todos os segmentos da sociedade”, acrescentou a presidente, agradecendo aos colegas de trabalho da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária e aos amigos presentes à solenidade.

O PSDB Maceió, representado pelo Marco Fireman, homenageou a Solange com flores. “A Solange merece. Uma grande mulher, que faz um trabalho diferenciado na política alagoana. A homenagem da Câmara é muito merecida”, parabenizou o presidente do Partido na capital alagoana.

Homenagem da Semtabes

Solange Jurema também recebeu homenagens de servidores da Semtabes e de integrantes de empreendimentos econômicos solidários que recebem apoio da pasta. “A Solange, com competência, tem nos impulsionado a buscar, na Secretaria, o que é melhor para a sociedade”, disse, durante a solenidade, a secretária-adjunta da Semtabes, Cristina Nolasco.

Homenagem da Economia Solidária

A artesã Vânia de Oliveira destacou o trabalho de Solange Jurema na Secretaria na área de Economia Solidária. “Quando ela entrou, com o governo do prefeito Rui Palmeira, a Economia Solidária ainda não era ninguém. Hoje somos 100 grupos, sendo 72 só de artesanato. Isso significa geração de renda para 900 famílias. Devemos muito a essa guerreira. A Solange abraçou a causa com muita garra”, disse a artesã, que integra um dos empreendimentos de Economia Solidária de Maceió cadastrados pela Semtabes.

Exemplo

Autora da proposta da entrega da Comenda Selma Bandeira a Solange Jurema, a 1ª vice-presidente da Câmara, vereadora pelo PSDB Teresa Nelma, ressaltou as características e o histórico profissional e político da secretária durante a solenidade, para justificar a homenagem. “Solange Jurema é um exemplo de mulher forte e participativa”, disse, citando o currículo da homenageada, que foi a primeira ministra da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República no Governo FHC e secretária de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social, entre outras funções e cargos públicos.

Advogada

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Alagoas (OAB/AL), Thiago Bomfim, também falou sobre a importância da homenagem a Solange Jurema, lembrando sua atuação como advogada na Ordem. “A secretária Solange Jurema já desempenhou diversos cargos na OAB/AL, nos quais sempre trabalhou pela igualdade”, disse, lembrando que, entre as funções que ela desempenhou no âmbito da advocacia, a secretária já exerceu a presidência da Associação Brasileira de Mulheres da Carreira Jurídica (ABMCJ) em Alagoas.

Também participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Chico Filho; o presidente do PSDB em AL e secretário municipal de Esporte e Lazer, Pedro Vilela; o deputado federal Alexandre Toledo; as vereadoras Fátima Santiago, Simone Andrade, Heloísa Helena e os vereadores Silvano Barbosa, Guilherme Soares e Cléber Costa.

Entre outros homenageados, estavam: a secretária de Estado da Educação, Josicleide Moura; o presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/AL, advogado Daniel Nunes; o empresário e ex-secretário de Estado Alberto Cabús; e a secretária-adjunta de Estado de Articulação Social, Sonaly Bastos, que é a presidente do PSDB Mulher de Maceió.

Fonte: PSDB-Alagoas