Notícias

Lúcia Vânia defende investigação da Petrobras

Foto: George Gianni

Foto: George Gianni

A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) defendeu a CPI requerida pela oposição para apurar irregularidades em negócios envolvendo a Petrobras. A oposição apresentou as assinaturas necessárias à criação da comissão na manhã desta quinta-feira (27).

Segundo a senadora, o “desastre” da administração petista coloca em risco a maior empresa brasileira, que sofreu rebaixamento na nota de risco de investimentos da agência Standard & Poor’s.

Ela apontou como um dos principais equívocos na gestão da Petrobras o uso da companhia para conter a inflação, ao não promover o reajuste dos preços dos combustíveis, mesmo com a desvalorização do real.

Isso fez com que a dívida da empresa aumentasse seis vezes, calculou a senadora, de R$ 39 bilhões em 2007 para R$ 260 bilhões em 2013.

Lúcia Vânia mencionou o loteamento das diretorias da empresa, atendendo a critérios políticos e não aos interesses da Petrobras. Isso, em sua opinião, faz com que a eficiência e a lucratividade deixem de ser os objetivos a serem seguidos pela companhia. A senadora ainda criticou a construção da refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco, numa parceria entre o Brasil e a Venezuela.

– Nessa mudança, a capacidade de refino avançou em 15% e o preço foi multiplicado por nove vezes até agora. O prazo de conclusão foi de 2010 para 2015, podendo atrasar mais ainda.

Fonte: Agência Senado