Notícias

TO: Estado trabalha políticas para combater a violência contra as mulheres

mulher-tocantins-300x182O governo de Tocantins uniu as secretarias de Segurança Pública, Defesa Social e Assistência Social para aumentar a proteção à mulher contra a violência doméstica e familiar. Entre as ações desenvolvidas pelo governo está o funcionamento e implantação dos Centros Especializados de Atendimento à Mulher (CEAMs), as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs), a Central de Atendimento à Mulher – Disque 180, as unidades móveis e a construção da Casa da Mulher Brasileira.

Segundo a supervisora da Área da Mulher da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds), Vera Lúcia Xavier, é nos CEAMs que ocorre o primeiro atendimento, com apoio, encaminhamento e acompanhando à mulher. “Os CEAMs fazem um trabalho de prevenção e de emergência com a mulher vítima de violência que será amparada por profissionais qualificados a fazerem o acompanhamento social”, reforçou a supervisora.

Em todo o Tocantins há 11 delegacias especializadas no atendimento à mulher vítima de violência – as DEAMs -, que têm por princípio assegurar tranquilidade à população feminina, através das atividades de investigação, prevenção e repressão dos crimes praticados contra a mulher; além de auxiliar as mulheres agredidas, seus autores e familiares a encontrarem o caminho da não violência, através de trabalho preventivo, educativo e curativo efetuado pelos setores jurídico e psicossocial. “As cidades que não têm delegacia especial devem procurar a delegacia comum que também é capacitada a atender a mulher de forma especializada”, explica a supervisora.

Rede45 com informações do Portal do governo de Tocantins