Notícias

Ministros desrespeitam pessoas com deficiência, avalia Mara Gabrilli

Foto: Alexssandro Loyola

Uma semana depois de a ministra da Cultura, Marta Suplicy, ter o carro oficial flagrado em uma vaga para deficientes, foi a vez do ministro da Saúde, Arthur Chioro, repetir a infração. A revelação é do jornal “O Globo” desta quinta-feira (20). A deputada Mara Gabrilli (SP) reprovou as irregularidades e afirmou que os ministros têm sido desrespeitosos com os deficientes, além de darem péssimo exemplo à nação.

Enquanto Chioro defendia o programa Mais Médicos em audiência na Câmara, o carro oficial usado por ele foi visto em uma das vagas exclusivas. O ministro chegou à Câmara por volta das 11h e ficou até as 17h. Na semana passada, em São Paulo, um carro oficial usado por Marta Suplicy em visita a uma livraria também foi flagrado ocupando o espaço reservado.

“Imagine se isso continuar acontecendo. Nós teremos 39 semanas, uma para cada ministro parar o carro na vaga de deficiente. Todos esses ministérios estão apinhados de pessoas que não são capacitadas em educação para ter o mínimo de respeito com os mais de 45 milhões de brasileiros que têm algum tipo de deficiência”, criticou Gabrilli.

A deputada afirma que a dívida do país com os deficientes é gigantesca, pois faltam serviços de qualidade, atendimento na saúde pública, calçadas e transporte adequados. Ainda assim, os ministros agem de forma desrespeitosa.

“É um trabalho árduo fazer com que a população saiba que as vagas reservadas são de maior tamanho para permitir o embarque e desembarque de um cadeirante, que estão mais próximas para facilitar o ir e vir de quem tem a mobilidade reduzida. Aí ainda vêm os ministros para dar esse péssimo exemplo ao Brasil”, lamentou.

A parlamentar aproveitou o momento para lembrar que o governo não cumpriu promessa feita a ela de que os pronunciamentos presidenciais na TV teriam a janela de libras para que os 6 milhões de brasileiros surdos possam acompanhar os discursos da presidente Dilma.

“Fui ao Planalto pedir que isso não acontecesse mais, me garantiram que não aconteceria, mas a promessa não fui cumprida, pois o episódio continua se repetindo”, alertou.

Fonte: PSDB na Câmara