“Para sempe Mandela”, por Dell Santos

Dell-Santos.jpgHá certas pessoas que quando morrem é como se perdêssemos um ente querido. É com pesar que me dou pela morte de Nelson Mandela que, certamente, foi a pessoa que mais mudou a humanidade no século XX.

Muito em Mandela lembra a trajetória de Mahatma Gandhi: o fato de ambos terem vivido na África do Sul, a pregação de uma luta sem o ódio pelo opressor, enfim. É linda a frase de Mandela em que ele diz que ao lutar pela libertação dos negros lutava também pela libertação do branco em relação ao seu preconceito. Mais de cinquenta anos separam Mandela de Gandhi, tempo suficiente para fazer com que o líder sul-africano tenha vivido em uma época mais propícia à luta, e muito embora não devamos nunca menosprezar os grandes heróis que muito lutaram, mas no fim não conseguiram, sempre é inestimável a empolgação de quando vemos um herói como Mandela, que passou grande parte de sua vida na cadeia e no final acabou atingindo seus propósitos.

Gandhi foi um herói pelo legado de amor ao próximo, de paz de espírito, de não violência e da libertação que nos deixou. No entanto o contexto parece não tê-lo ajudado muito: os conquistadores ingleses nunca esconderam o interesse de extirpá-lo da história da Índia, e deturparam sua mensagem de luta sem agressão, fazendo-a parecer uma postura débil e resignada, legitimadora de tudo o que eles fizeram depois, como a emancipação de Bangladesh e do Paquistão, porções muçulmanas do subcontinente indiano. Já Mandela parece ter, após longos anos de cárcere, respirado, em seus últimos anos, em uma atmosfera mais propícia a seus ideais democráticos. Logrou, já idoso, atingir a presidência do país mais rico da África subsaariana e “varrer do mapa” o regime de ódio em que seres humanos eram segregados por causa da cor da pele.

O mundo fica mais pobre sem Mandela. Ele era e é um patrimônio da humanidade. No entanto, sabemos que aquilo que ele conquistou vive dentro de cada um de nós, e esses são os seres humanos imortais: aqueles que agregam à humanidade valores que nenhuma morte física é capaz de apagar. Mandela vive. E enquanto houver um reles sopro de uma existência que minimamente se aproxime da dele a humanidade será cada vez melhor.

Tenham todas e todos um bom dia!

Dell Santos

Coordenadora de Eventos do Secretariado Municipal de Mulheres PSDB-SP.

Coordenadora de Eventos Estadual do Tucanafro PSDB-SP.