Reunião no Sul encerra ciclo de encontros regionais

fotoO PSDB-Mulher realizou, neste sábado, dia 7, o último encontro regional de 2014. Foi em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, e reuniu representantes dos três estados da região Sul.

Entre os temas discutidos estiveram: a trajetória das ações desenvolvidas pelo PSDB, a importância da campanha de filiação e militância feminina, estratégias para conquistar o voto e empoderamento das mulheres.

O evento foi aberto pela presidente do PSDB-Mulher, Angela Sarquiz, que agradeceu a participação das mulheres sulistas.

A vice-presidente do PSDB-Mulher, Thelma de Oliveira, falou sobre Estrutura Política e Gênero. De acordo com Thelma, as mulheres ainda são muito cobradas por não participarem ativamente da vida política e partidária, apesar de constituírem 51,3% da população brasileira e pouco mais da metade do eleitorado. Segundo ainda a vice-presidente do PSDB – Mulher, os partidos são os que mais resistem à participação das mulheres: “os partidos políticos precisam incorporar os princípios de igualdade de gênero”.

Para a presidente de honra do PSDB-Mulher e ex-governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, “a mulher que é empoderada tem que ajudar as outras mulheres a chegarem a postos de decisão”.

Já Claudia Schenkel, prefeita de picada Café e mais nova gestora municipal do Rio Grande do Sul, destacou o desenvolvimento do Estado, mas disse que os municípios têm os mesmos problemas e que, por isso, é importante disseminar os princípios e exemplos de gestão do PSDB. E concluiu: “precisamos trabalhar juntos para eleger o presidente, governadores, representantes nas Assembleias, no Senado, na Câmara dos Deputados, para termos, de novo, uma gestão eficiente no Brasil”.

Thelma de Oliveira adiantou que para 2014 estão agendados cursos de capacitação para candidatas mulheres que serão promovidos pela parceria entre o PSDB-Mulher nacional e a Fundação Konder Adenauer.