Sem categoria

Carta do Sul

foto

Porto Alegre, 7 de dezembro de 2013.

 

Nós, tucanas da Região Sul do País, reunidas em Porto Alegre para o encontro regional do PSDB-Mulher , reiteramos o nosso compromisso e a nossa luta contra a violência doméstica, o preconceito de gênero e ressaltamos o nosso empenho a favor do empoderamento da mulher. Cobramos políticas de segurança, saúde, educação, mobilidade social, meio ambiente, cultura e gestão pública.

 

Na área de segurança, esperamos por uma reformulação do sistema prisional. Também pedimos o empenho do candidato do partido junto ao Congresso Nacional para a revisão dos códigos de Processo Penal e Pena.

Para a Saúde é necessário reativar e fortalecer os programas de prevenção. Dar condições dignas de trabalho, remuneração e capacitação aos profissionais da saúde. Retomar a rede de atendimento básico de saúde para facilitar o atendimento à população.

 

É imperativo investir na formação dos profissionais de educação com a capacitação de equipes multidisciplinares e maior autonomia financeira às escolas.

 

As tucanas reunidas aqui em Porto Alegre cobram melhorias no transporte público com políticas que estimulem o chamado transporte verde, que diminui o impacto no meio ambiente.

 

Para a cultura recomendamos ações nas escolas públicas, criação de centros de referência de memória nas cidades, além da definição de políticas com a participação da população por meio das instituições representativas. Alertamos ainda para a valorização do patrimônio histórico articulado com políticas de sustentabilidade turística.

Na questão do meio ambiente é preciso assegurar maior capacitação de recursos para obras de saneamento básico. Construir espaços e instrumentos que assegurem recursos e políticas para pesquisas que estimulem e viabilizem condições de trabalho para as mulheres no desenvolvimento sustentável. Estimular políticas para a pesca e agricultura.

 

Por fim, renovamos a importância de mais recursos para os municípios com o fortalecimento da autonomia. Garantia da participação das mulheres nas tomadas de decisão do executivo e, crucial, regatar e fortalecer a Lei de Responsabilidade Fiscal, uma bandeira construída nos governos do presidente Fernando Henrique Cardoso e que foi desvirtuada pela administração petista.

 

Estamos próximas dos 50% do total de filiadas do partido do PSDB no Sul do País e continuamos trabalhando para aumentar esse percentual para chegar à metade dos filiados na região, como compromissado na XI Convenção Nacional do partido em Brasília.

 

Reiteramos que só haverá plena Democracia no Brasil quando as mulheres ocuparem efetivamente os seus espaços institucionais na vida partidária e política do País.

Somos no Brasil a maioria da população, 52%, e do eleitorado, 51%, porém a nossa presença nos parlamentos nacionais, estaduais e municipais ainda se encontra abaixo dos 15% dos cargos legislativos.

Conquistamos o direito de ter 30%, no mínimo, dos cargos dos diretórios e executivas de todas as instâncias do nosso PSDB, mas queremos mais, queremos paridade nas candidaturas proporcionais.

 

Só assim, com a força da militância demonstrada aqui no Sul, alcançaremos o nosso lugar na democracia brasileira, ocupando aquilo que nos é de direito no PSDB e na vida política do país.

 

Lutaremos pela maior interiorização do PSDB-Mulher nos estados do Sul, procurando garantir a criação de comissões provisórias em 30% dos municípios.

 

Almejamos a continuidade e a ampliação dos encontros regionais das mulheres, com a realização de eventos municipais e estaduais e maior apoio do partido às nossas lutas e atividades.

 

Nesse encontro de Porto Alegre e nos outros já realizados ampliamos a uniformização do nosso discurso, o discurso do PSDB-Mulher. Assim, poderemos melhorar a presença na sociedade e na vida das mulheres brasileiras.

 

O Encontro Regional do Sul foi mais um passo na organização e na preparação de nossas tucanas para as eleições do ano que vem. Vamos fortalecer o partido para eleger o presidente, governadoras, senadoras, deputadas federais e dessa forma mudar o Brasil.

 

Longa vida ao PSDB-Mulher!

 

Solange Jurema Presidente Nacional do PSDB-Mulher

Thelma de Oliveira – Vice-presidente