Representantes do PSDB Mulher Amapá apresentam propostas de economia sustentável para o Brasil

26 de novembro de 2013
IMG-20131126-WA0007-e1385509352278Gabriela Duarte e Karina Figueira representando PSDB Mulher Amapá no curso de formação política em Brasília (Foto: Monick Costa)
Brasília – O PSDB Mulher, em parceria com a Fundação Konrad Adenauer no Brasil, realizou curso de política para as mulheres. O encontro contou com as lideranças femininas que puderam adquirir os conhecimentos na área e discutir políticas de gênero, sociais e econômicas. Cerca de 70 representantes do Distrito Federal e dos 26 estados participaram do evento.
A presidente do PSDB-Mulher, Solange Jurema, ressaltou que é preciso discutir propostas para apresentar ao candidato do partido à presidência da República “não só de gênero, mas brasileiras, em todas as áreas, com o olhar das mulheres para as mulheres”.
As palestras realizadas pelas cientistas políticas Lúcia Avelar e Denise Paiva, além da educadora Sílvia Rita Souza, entusiasmaram as participantes, que aproveitaram a oportunidade para ampliar os conhecimentos sobre as políticas de gênero, legislação que favorecem as mulheres e o que precisa avançar.
Durante as discussões as representantes do PSDB Mulher Amapá, Gabriela Duarte e Karina Figueira, sugeriam ideias para Economia Sustentável no Brasil. Entre as propostas estão a Educação Ambiental com apoio de parcerias para estimular a conscientização e geração de renda, com ênfase aos valores regionais, como artesanato e pesca, agricultura de subsistência e agricultura conciliada ao meio ambiente.
Para Gabriela Duarte, representante do PSDB Mulher Amapá, é necessário também que os municípios recebem mais investimentos para amenizar os impactos ambientais e melhorar a gestão ambiental. “Temos que lutar para fortalecermos a ideia de um programa de municípios saudáveis, com 100% de esgoto e de água tratada.”
Os cursos visam estimular as mulheres para a carreira política. A lei estabelece uma cota de 30% nos partidos políticos destinadas às mulheres candidatas a cargos públicos, mas só 15% são preenchidas.
Christian Mattaus, representante adjunto da Fundação Konrad Adenauer, no Brasil, afirmou que “as mulheres do PSDB têm grande potencial para entrar na política e fazer as mudanças necessárias.”