Notícias

Vereadora que teve 85% do corpo queimado por ex-namorado é homenageada em Goiânia

doutora-cristina-encontro-psdb-centro-oesteGoiânia (GO) – Após ter 85% do corpo queimado por um namorado inconformado com o fim do relacionamento, Cristina Lopes Afonso, de 48 anos, tornou-se a vereadora Dra. Cristina (PSDB-GO) cuja bandeira é a defesa de vítimas de queimaduras no país. Articulada e bem-humorada, Dra. Cristina foi homenageada nesta sexta-feira (22) pelo presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), durante o Encontro Regional do Centro-Oeste, em Goiânia.

 

“Minha bandeira é a luta em defesa das vítimas de queimaduras no país. Por isso criei uma organização não governamental de proteção a essas pessoas e também na inclusão de disciplinas nas faculdades de Fisioterapia destinadas ao tema”, afirmou Dra. Cristina, que foi a vereadora mais votada entre as quatro mulheres de Goiânia com 6.080 votos.

A vereadora não se constrange de contar sua história. Aos 21 anos, o então namorado não aceitava a separação e ateou fogo contra ela. Cristina foi desenganada em Curitiba (PR) onde morava e procurou ajuda em Goiânia, conseguindo recuperar-se. Em seguida, houve um  julgamento histórico e o ex-namorado acabou condenado a 13 anos e dez meses de prisão.

 

“Depois de toda essa luta, fui indicada pelo governador do Paraná, Beto Richa [PSDB], para ser a embaixadora dos queimados [no Paraná]. Fiz da batalha pelos direitos e defesa das vítimas a minha bandeira e assim será”, afirmou a vereadora.

 

Com formação universitária em Fisioterapia, Dra. Cristina trabalha na formação e pós-graduação de novos profissionais na área da saúde dermato-funcional em várias instituições de ensino superior do país. É chefe do Serviço de Fisioterapia do Instituto Nelson Pícolo e Pronto Socorro de Queimaduras desde 1991 e fundadora do Sociedade Brasileira de Queimaduras.

 

Orgulhosa, a vereadora contou que  foi a responsável por implantar a disciplina de queimadura em universidades de Goiás. “Infelizmente não é uma disciplina obrigatória. Mas aqui em Goiás já conquistamos bastante”, afirmou.