“O PSDB comanda a reação e sai na frente”, por Lêda Tâmega

Foto: George Gianni/PSDB

Leda-Tamega-Foto-George-Gianni-.jpgRecentemente, escrevi um texto onde expressava forte indignação com o alto grau de ousadia e barbárie que tomou conta das manifestações de rua, sem que qualquer medida realmente eficaz fosse esboçada pelas autoridades governamentais, ficando os bens públicos e privados à mercê da sanha de grupos de vândalos, que se escondem atrás de máscaras e outros disfarces, num confronto desigual, em que o anonimato, munido de bombas, paus, pedras e outros artefatos, entra a depredar, incendiar e a impor suas regras aos cidadãos desarmados e aos agentes da lei.

Trascrevo abaixo os principais parágrafos com algumas alterações:

Quem vai dizer BASTA?
Vejam as matérias estampadas na VEJA.COM desta semana (*), mostrando quem é o presidente do CADE, que fez acordo de leniência com a Siemens para fazer voltar às manchetes o caso de formação de cartel para fraudar licitações no sistema metroferroviário de governos do PSDB em São Paulo. Se houve irregularidades, devem ser apuradas, doa a quem doer, mas, por que o PT não fala dos contratos bilionários da Siemens com o Governo Federal? O presidente do CADE é antigo filiado ao PT, detalhe este que omitiu quando foi sabatinado no Senado. Como se vê os tentáculos do PT, via aparelhamento do Estado, estendem-se por todos os meandros da administração. Estamos cercados, e o cerco fecha-se a cada dia. E o que estão fazendo os brasileiros decentes para pôr um paradeiro a essa crescente deterioração do organismo estatal?

Onde estão os milhões de cidadãos que pacificamente manifestaram seu descontentamento com a má qualidade dos serviços públicos e a corrupção? Estarão aterrorizados pela violência dos Black Blocs, pela truculência dos militantes dos partidos vermelhos, CUT e movimentos sociais cooptados? Quem vai, então, dizer BASTA?

Não nos deixemos atemorizar! A rua é do povo. A rua não é propriedade dos partidos esquerdistas, nem tampouco dos anarquistas e baderneiros. Precisamos voltar a criar coragem, encher às ruas e soltar nosso grito de repúdio e indignação por tudo isto que está aí, diante dos nossos olhos, levando o país, a passos largos, na direção de um regime ditatorial de estilo bolivariano, com a ajuda, infelizmente, de grande parte do Congresso Nacional e de possíveis correligionários instalados na Suprema Corte.

Vamos esperar impassíveis pelo jugo?

Continuo

Vejo hoje, com alívio, que o governo do Estado de São Paulo, numa decisão pioneira, tomou as medidas que toda a sociedade aguardava para ver cessar essa furiosa onda de depredações, vandalismo e atentados à segurança dos cidadãos e ao estado democrático de direito, enquadrando, com rigor, esse bando de desnorteados irresponsáveis nas penas da lei.

Eis trechos da matéria:

08 de outubro de 2013

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo fará uma força-tarefa com o Ministério Público Estadual (MP-SP) para a criação de uma via rápida que permita identificar e processar aqueles que pratiquem atos de vandalismo em manifestações. A medida foi anunciada na tarde desta terça-feira, 8, um dia depois da onda de depredação que tomou o centro da capital na noite dessa segunda, após um protesto pacífico de professores e estudantes. A volta do uso da bala pela Polícia Militar, em determinados casos, também foi autorizada pelo Secretário de Segurança Pública, Fernando Grella Vieira.

O governador Geraldo Alckmin afirmou que… o vandalismo que aconteceu na noite de segunda-feira após protesto em São Paulo “extrapolou todos os limites”

“Eles vão responder por depredação ao patrimônio público, privado, além de lesão”

“A polícia está agindo e vai agir com rigor na defesa da lei, na proteção das pessoas. É preciso separar manifestação legítima, em que a polícia protege os manifestantes para que eles possam exercer sua liberdade de expressão. Outra coisa é vandalismo, depredação, isso é inaceitável”

Aleluia! O poder público deve priorizar o diálogo, mas até o limite em que a segurança, o bem-estar dos cidadãos e sua própria credibilidade estão ameaçados. O Governador Alckmin agiu como se espera de um líder sensato e firme no exercício de suas funções.

Lêda Tâmega é 2ª Secretária do PSDB-Mulher