Dante de Oliveira é homenageado pelo Congresso

dante-de-oliveira-foto-abrBrasília – O Congresso Nacional realiza na quarta-feira (9) uma homenagem ao ex-deputado federal Dante de Oliveira (PSDB-MT). Ele receberá a Medalha da Assembleia Nacional Constituinte por suas contribuições para a democracia brasileira.

Dante de Oliveira apresentou, em 1983, uma emenda para que o Brasil retomasse as eleições diretas para a Presidência da República, suspensas desde a implantação do regime militar. A proposta acabou sendo derrotada pelo Congresso. Posteriormente, Dante foi eleito prefeito de Cuiabá e governador do Mato Grosso. Ele morreu em 2006, vítima de pneumonia.

A viúva de Dante, a ex-deputada federal Thelma de Oliveira, vice-presidente do PSDB-Mulher, afirmou que a homenagem representa “um grande reconhecimento por tudo o que ele fez pela democracia”.

“Ele deu uma grande contribuição na luta pela cidadania, e o movimento das Diretas Já foi um grande exemplo. Toda a família está muito feliz com essa reconhecimento”, afirmou.

A homenagem será entregue em sessão solene da Câmara, no Plenário Ulysses Guimarães, a partir das 10 horas da quarta-feira.