Notícias

CARTA DO NORDESTE

foto (33)Maceió, 20 de setembro de 2013

Nós, tucanas do Nordeste, reunidas em um encontro regional do PSDB-Mulher, reiteramos nosso compromisso e nossa luta contra a violência, o preconceito e a discriminação contra a mulher.

Somos, hoje, 46% do total de filiados do partido do PSDB no Nordeste brasileiro e estamos trabalhando para aumentarmos esse percentual e chegarmos à metade dos filiados na região, como compromissado na XI Convenção Nacional do partido em Brasília.

Reiteramos que só haverá plena Democracia no Brasil quando as mulheres ocuparem efetivamente os seus espaços institucionais na vida partidária e política do País.

Somos, no Nordeste e no Brasil, a maioria da população e do eleitorado brasileiros, porém nossa presença nos parlamentos nacionais, estaduais e municipais é muito pequena, abaixo dos 15% dos cargos legislativos.

No Nordeste, esse percentual é ainda menor. Em alguns dos noves estados é abaixo de 5%!

É um absurdo!

Conquistamos recentemente 30% dos cargos dos diretórios e executivas de todas as instâncias do nosso PSDB, mas queremos mais, queremos paridade nas candidaturas proporcionais.

Queremos que a direção nacional do PSDB proponha, nas distintas comissões do Congresso Nacional que discutem Reforma Política, que 30% das vagas dos parlamentos brasileiros seja ocupado, exclusivamente, por mulheres.

Só assim, com a luta e a disposição ao trabalho que demonstramos aqui no Nordeste é que alcançaremos o nosso lugar na Democracia brasileira, ocupando aquilo que nos é de direito no PSDB e na vida política do país.

Lutaremos pela maior interiorização do PSDB-Mulher nos Estados nordestinos, procurando garantir a criação de comissões provisórias em 30% dos municípios.

Queremos a continuidade e a ampliação dos encontros regionais das mulheres, com a realização de eventos municipais e estaduais, com maior apoio do partido às nossas lutas e atividades.

Nesse encontro de Maceió e nos futuros encontros regionais vamos a uniformização do nosso discurso, o discurso do PSDB-Mulher para possamos ampliar nossa presença na sociedade e na vida das mulheres brasileiras.

O Encontro Regional do Nordeste é o primeiro passo na organização e na preparação de nossas tucanas para as eleições do ano que vem, em que levaremos Aécio Neves à Presidência da República, elegeremos governadoras, senadoras, deputadas federais e estaduais para mudarmos o Brasil.

Longa vida ao PSDB-Mulher!

Solange Jurema Presidente Nacional do PSDB-Mulher

Thelma de Oliveira – Vice-presidente