Notícias

Prefeitura de Manaus apresenta primeira sala de aula digital do Brasil

TM-18-07-2013-IMPLANTACAO-DO-PROJETO-SAMSUNG-SMART-NA-ESCOLA-VICENTE-DE-PAULA-1Uma aula diferente. Ao invés do quadro branco, televisão de led. No lugar dos habituais cadernos, livros e canetas, tablets com acesso à internet e conteúdos pedagógicos. O que parecia ser algo distante para o dia a dia da educação pública no Brasil já é uma realidade nas salas de 5º ano da Escola Municipal Vicente de Paula, entregue nesta quinta-feira, 18. O projeto é fruto de uma parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed) com a multinacional Samsung.

Cada aluno tem à disposição um tablet que compartilha informações com os demais, onde todo o conteúdo é controlado pela professora. É possível trocar mensagens, ver vídeos e fazer exercícios, tudo online por meio de uma rede wi-fi instalada dentro da sala.

“Imagina uma aula de ciências que fala sobre o aparelho digestivo. Normalmente eu mostraria figuras e explicaria o conteúdo, com essa ferramenta posso passar um vídeo que irá mostrar todo o processo dentro do nosso organismo. A aula é muito mais dinâmica e interessante para o aluno”, explicou a professora Elisandra Lima.

O programa também auxilia a elaboração das aulas. O professor ganha mais opções e o uso da internet otimiza o tempo. Segundo Lima, tudo isso é um desafio novo. “O papel do professor fica mais dinâmico e facilita o tempo de preparo das aulas, já que podemos pesquisar os conteúdos na internet. Na verdade, isso tudo é uma novidade para todos. Estou aprendendo com eles também”, concluiu.

A aluna Helloysa Amorim era uma das mais entusiasmadas com a aula. Sentada na primeira fileira, ela resolveu problemas matemáticos, tirou fotos e interagia com a professora por meio de mensagens. “Estou amando essa aula, é muito mais legal que usar cadernos e livros. Amei poder mandar mensagem para professora e fazer os exercícios pelo tablet”, disse.

Reconhecimento
A Escola Municipal Vicente de Paula foi escolhida para ser contemplada pelo Samsung School por ter a melhor nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) na rede municipal de ensino. O Secretário Pauderney Avelino afirmou o objetivo é estender também para as escolas com Ideb abaixo do média.

“Já faço esse desafio à Samsung de instalarmos o programa em uma escola do Ideb baixo. Queremos dotar a educação municipal com a maior quantidade de aparato tecnológico possível. Nosso objetivo é levar para o povo de Manaus uma educação de excelência. Para isso, já estamos colocando internet de 10 megas em todas as escolas”, afirmou.

 

Do Portal da prefeitura de Manaus