Notícias

Lúcia Vânia homenageada na Comissão de Infraestrutura

AposiçãoLúciaVâniaINT-03-07-13Brasília – A senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) foi homenageada, nesta quarta-feira (03/07), na Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) do Senado Federal, com a solenidade de aposição de seu retrato na galeria de ex-presidentes da comissão.

Ao agradecer a homenagem,  a parlamentar, que esteve à frente dos trabalhos do colegiado entre 2011 e 2012, destacou que a importância da CI se deve, principalmente, ao fato de ser “palco de produção e troca de conhecimento”, e observou que uma infraestrutura desenvolvida é fundamental para estimular o crescimento econômico de qualquer país.

Atual presidente da CI, o senador Fernando Collor (PTB-AL) ressaltou a “preocupação permanente”  da senadora  com as questões sociais. Destacou, ainda, alguns dos projetos que marcaram a trajetória política da tucana, como o que recriou a Superintendência do Centro-Oeste (Sudeco), o que estabeleceu o  Ato  Médico, e o que deu origem à Lei Maria da Penha, dos quais Lúcia Vânia foi relatora.

A atuação da parlamentar na presidência da CI foi bastante elogiada. Na avaliação dos senadores Wilder Morais (DEM-GO) e Valdir Raupp (PMDB-RO),  a parlamentar goiana conduzia a comissão com “brilhantismo”. O senador Waldemir Moka (PMDB-MS) frisou a “determinação e a eficiência” da senadora, “desde a época em que foi secretária nacional de Assistência Social, no primeiro governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso”. 

Debates

Enquanto esteve à frente da Comissão de Serviços de Infraestrutura, Lúcia Vânia realizou 33 reuniões e 11 audiências públicas, nas quais foram discutidos os modais de transporte, o projeto do Trem de Alta Velocidade, saneamento básico, infraestrutura portuária e a logística nacional para os grandes eventos esportivos. Também foram temas dos debates a matriz energética, as agências reguladoras, as concessões de energia elétrica, os programas Nuclear Brasileiro e o de Aceleração do Crescimento, entre outros.

As reuniões e audiências públicas contaram com a participação de especialistas em infraestrutura, técnicos dos segmentos econômicos, além de representantes do governo, como a ministra do PlanejamentoMiriam Belchior, e o secretárioexecutivodo Ministério de Minas e Energias, Márcio Zimmermann. Muitos problemas infraestruturais do País também foram levados a audiências no Ministério dos Transportes e na Casa Civil da Presidência da República.

Durante a homenagem, Lúcia Vânia chamou a atenção do governo  e disse que “em vez de ficarmos à mercê de projeções de crescimento, deveríamos promover as reformas necessárias para passarmos de uma economia baseada no consumo, já superada, para uma economia sustentada em mais investimentos, inclusive no setor de infraestrutura”, pontuou.  Ainda  de acordo com a parlamentar, “uma infraestrutura eficiente não só garante que investidores não partam para outros mercados, como também assegura o bem-estar de toda a população”.

 

Do Portal do PSDB no Senado