Opinião

“Na educação, o Brasil pode mais”, por Danilo de Castro

Danilo-de-Castro-foto-divulgacao-300x200O Choque de Gestão, mais uma vez, é uma forte bandeira do senador Aécio Neves quando precisa explicar como o Brasil poderia ter avançado mais nestes últimos dez anos se o governo federal, sob o comando do PT, tivesse sido mais responsável no que se refere a planejamento e gestão. A área da educação evidencia esta distorção.

Hoje, passada uma década da implantação do Choque de Gestão em Minas Gerais, por Aécio Neves e pelo governador Antonio Anastasia, e o mesmo período da chegada do PT ao governo federal, a mudança do quadro na educação é gritante.

Em 2003, ano inicial do período em questão, os indicadores da educação de Minas Gerais se encontravam entre os piores dos estados brasileiros, bem abaixo da média nacional. O desempenho dos alunos era baixo e pouco havia de planejamento para uma mudança radical daquele quadro.

A partir de um planejamento seguido à risca, o governo de Aécio Neves conseguiu implantar ações pioneiras no Brasil. Por exemplo, Minas Gerais foi o primeiro estado brasileiro a implantar o ensino fundamental de nove anos; também inovou a ser pioneiro na distribuição gratuita de livros didáticos para os alunos do Ensino Médio e criou diversos programas que visavam acompanhar, caso a caso, o desempenho de aprendizado dos estudantes da rede pública.

Ao final de dez anos, o que se viu foram os alunos mineiros superando, em muito, a média nacional. Hoje, lideram todas as pesquisas de aprendizado entre os estados brasileiros; são hexacampeões das Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas e já contam com o Programa de Intervenção Pedagógica (PIP), ação similar ao Pacto pela Alfabetização que o PT só agora implanta em todo o território nacional.

Em seu artigo semanal no jornal Folha de S. Paulo, Aécio Neves fala da chance que o Brasil tem para alavancar os investimentos em educação por meio dos royalties do petróleo do pré-sal. Por outro lado, mostra que ainda falta ao governo federal e ao PT a competência gerencial para saber conduzir o salto de qualidade na educação pública, como Minas Gerais já vem praticando há dez anos.

Leia o artigo “Um novo salto” de Aécio Neves – PSDB.

*Secretário de governo de Minas Gerais