Opinião

“A inserção da mulher na política”, por Georgina Mouzinho

Georgina MouzinhoA mulher sempre foi sinônimo de luta.

Primeiramente pela sua concepção precípua de mãe, que deseja sempre o melhor para sua família, nunca se colocando em primeiro lugar.

E, essa solidariedade que é inerente da mulher, que pensa sempre no coletivo a invés do “eu”. É que, cada vez mais, a sociedade percebe o quão fundamental é sua participação no contexto político-social.

O PSDB-Mulher do estado do Maranhão vem constantemente promovendo esforços para aproximar a mulher maranhense do cenário político, tentando esclarecer a essas mulheres, principalmente às mais jovens, que sua participação é fundamental, na luta por uma sociedade mais igualitária, e na abertura de novos horizontes e oportunidades para a juventude principalmente.

Apesar do percentual de eleitores do sexo feminino ser maioria, a representação de mulheres em cargos eletivos ainda é muito pequena, e isso precisa ser mudado. Os partidos devem conceder maior visibilidade às mulheres que desejem ingressar na carreira política.

O PSDB-Mulher trabalha a cultura junto às mulheres, diga-se desde já, “guerreiras”, para expor que a emancipação da mulher em outras áreas está muito mais adiantada comparada com a penetração na política e, isso precisa ser urgentemente revertido, porque é na política que são tomadas as decisões mais importantes, que movem e que modificam toda uma sociedade.

E, para que possamos fazer parte na tomadas dessas decisões e opinarmos no que seria melhor para o nosso povo, precisamos estar inseridas na política, não só como coadjuvantes, mas no papel principal

Quando digo que nosso papel é o principal, não estou querendo dizer que devemos substituir os que lá estão – em sua maioria os homens – mas, quero que fique claro que lá também é nosso lugar.

A convivência entre homens e mulheres sempre foi harmônica e na política não é diferente, pois, as ideias e os objetivos se somam e se completam.

A luta é árdua e não há lugar para tréguas, mas, como todas as conquistas femininas logradas ao longo dos tempos, nenhuma foi fácil, assim, temos que continuar a insistir e persistir nos nossos objetivos, que é participar e, acima de tudo contribuir, para a tomada de decisões políticas do nosso país.

 

Presidente do PSDB-Mulher do Maranhão