A Força das Mulheres Tucanas

Sérgio Guerra*

Sérgio GuerraA articulação das mulheres é um dos elementos que fortalece o PSDB. Nossas militantes – um contingente que corresponde a 44% do partido – demonstram fidelidade, compromisso e disposição para lutar pelos ideais da social democracia.

O lançamento do Portal para as mulheres se configura em mais um canal de diálogo entre nossas militantes e o partido. Esperamos que ele se insira em todo o nosso esforço para fazer com que cada vez mais a mulher assuma o protagonismo dentro do PSDB – algo que trará benefícios aos tucanos e, principalmente, ao Brasil.

Temos vereadoras, deputadas, prefeitas, vice-prefeitas, uma senadora e, mais do que isso, milhares de tucanas dispostas a correr o Brasil e defender as bandeiras da legenda. Os resultados disso se concretizam nas urnas. Em 2012, o PSDB elegeu 93 prefeitas, 83 vice-prefeitas e 746 vereadoras – um recorde em sua história.

O bom desempenho ocorre porque, para nós, as mulheres não são um adendo ou segmento do que entendemos como vida partidária. Homens e mulheres, dentro do PSDB, são parceiros, forças que se somam na busca do fortalecimento das políticas públicas e gestão de qualidade, contribuindo para disseminar o jeito tucano de fazer política.

Temos adotado, nos últimos anos, medidas para fortalecer ainda mais a presença das mulheres dentro do PSDB. Uma delas é a promoção de eventos, como o congresso “PSDB-Mulher forte, PSDB melhor”.

Outra,  a implementação da Resolução 1/13 que determina a presença mínima de 30% de mulheres em todas as instâncias diretivas partidárias, nos níveis federal, estadual e municipal. Acreditamos que uma verdadeira transformação – e para melhor – se dará na sigla com a inclusão massiva de mulheres em postos de comando.

*Presidente Nacional do PSDB